
O comércio eletrônico
brasileiro movimenta bilhões de reais todos os anos. Preços mais baixos,
facilidade em pesquisar os preços dos produtos em diferentes lojas e comodidade
são alguns dos motivos pelos quais os consumidores optam pelas ‘lojas virtuais’,
mas, é preciso atenção na hora da compra para evitar prejuízos com fraudadores
e outros problemas.
O consumidor que vai
participar pela primeira vez da Black Friday precisa saber que nem todos os
produtos à venda nos sites credenciados participam da promoção. Sendo assim, é
preciso que os produtos com desconto estejam destacados e claramente
identificados por meio do selo “Black Friday”.
Para quem está pensando em
comprar algo, a primeira dica é pesquisar desde já os preços dos produtos em
diferentes lojas virtuais participantes da campanha e até mesmo em lojas
físicas para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no
preço, situação muito questionada pelos consumidores nas edições passadas.
A diretora-presidente do
Procon-ES, Denize Izaita, informa que os consumidores devem ter muita atenção
no momento da compra porque muitas lojas virtuais e físicas se apropriam do
nome Black Friday para aumentar as vendas.
“Uma fraude muito comum no
universo de quem é adepto das compras virtuais está relacionada à clonagem de
sites, que ficam idênticos aos das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os
dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor, no
momento em que ele pensa estar realizando a sua compra. Uma dica é pesquisar as
lojas credenciadas no site www.blackfriday.com.br e observar o nome e o
endereço do site, no link que aparece na barra do navegador, que pode ser
parecido, mas não é igual ao da loja oficial. Desconfie de boleto bancário como
única forma de pagamento para evitar as ciladas virtuais”, orienta a diretora.
Se o consumidor não
conseguir realizar a compra devido a problemas no site poderá reclamar. Também
são questões passíveis de reclamação o descumprimento à oferta, a publicidade
enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black
Friday), a mudança de preço no momento da finalização da compra e a falta de
informações claras sobre a empresa e o produto.
As reclamações podem ser
registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site
www.procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon Estadual, na Avenida
Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória, das 09 às 17 horas,
de segunda a sexta-feira ou no Faça Fácil Cariacica que atende também aos
sábados até as 13 horas. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a
tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.
Dicas para comprar com
segurança
• Para comprar com
segurança busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas
reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de
reclamações na internet;
• Instale no seu
computador pessoal programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a
transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha
atualizados;
• Não faça as transações
em computadores de uso público, garantindo a segurança dos seus dados pessoais
e do cartão de crédito;
• Antes da compra, observe
os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A
política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita,
assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o
consentimento expresso do consumidor;
• Procure no site a
identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo).
Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a
solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro e
denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;
• Desconfie dos sites que
possuem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente ou boleto
bancário;
• Procure informações
sobre características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de
entrega ou execução, condições e formas de pagamento, antes de se decidir pela
compra. Essas informações devem constar obrigatoriamente na página;
• Os sites devem deixar
claros os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de
"arrependimento de compra", que é o cancelamento no prazo de até sete
dias;
• Ao confirmar a
contratação, imprima ou guarde sob a forma eletrônica todos os documentos que
atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido,
comprovante de pagamento, contrato ou anúncios;
• Exija a nota fiscal da
mercadoria e guarde;
• A qualquer sinal de
irregularidade, entre em contato com o fornecedor para registrar a ocorrência e
tentar resolver o problema. Guarde os números de protocolo e os e-mails
trocados com o fornecedor como garantia.
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