Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fale conosco

Anuncie aqui

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Mais de um milhão de eleitores capixabas voltam às urnas neste domingo


Mais de um milhão de eleitores são esperados neste domingo (30) nas urnas dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica para definir o resultado das eleições para prefeito. Em Vitória disputam o 2º turno o atual prefeito Luciano Rezende (PPS) e o deputado estadual Amaro Neto (SD). Em Vila Velha, Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PSD) brigam pelos votos do eleitorado.

Audifax Barcelos (Rede) disputa a reeleição na Serra e tem como adversário o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Em Cariacica os eleitores vão dizer se querem o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) ou o atual prefeito Juninho (PPS) no comando da prefeitura pelos próximos quatro anos.

O pleito acontece de 8 às 17h. Mesmo quem não votou no primeiro turno pode e deve votar no 2º turno. Para votar é necessário comparecer ao local de votação com documento oficial com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, identidade funcional ou certificado de reservista, no caso dos homens).  É recomendado, mas não obrigatório, levar o título de eleitor. O documento serve basicamente para o eleitor se situar sobre seção e zona de votação.

Eleição e ocupações

Coincidiram com o 2º turno movimentos de ocupação em escolas públicas em várias partes do país. Grupos de estudantes protestam contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que prevê limite de gastos federais por 20 anos.

No ES, segundo a Secretaria de Estado da Educação, 15 escolas permanecem ocupadas. Nesta sexta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral (TER-ES) e os estudantes firmaram um acordo, segundo o qual os estudantes permanecem nas escolas, desde que em área restrita, para não comprometer o transcorrer da votação. O TRE se comprometeu a garantir a segurança dos grupos de ocupantes.

Justificativa     

Quem não estiver no município onde vota no 2º turno deve justificar o voto. Isso vale inclusive para quem não votou e ainda não justificou o voto no 1º turno. A justificativa pode ser feita no horário da votação, de 8 às 17h, no local de votação mais próximo (consulte aqui). No local o eleitor deverá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) que também está disponível para impressão no site da Justiça Eleitoral (imprima aqui).


Quem ainda não justificou ausência à votação no primeiro turno deverá fazê-lo até o dia 1º de dezembro. Para regularizara situação com a Justiça Eleitoral, basta preencher o RJE e levar em qualquer cartório eleitoral.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário