
Desde abril deste ano, a bandeira
tarifária estava verde, ou seja, não havia custo extra para os consumidores. No
ano passado, todos os meses tiveram bandeira vermelha, primeiramente com
cobrança adicional de R$ 4,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e,
depois, com a bandeira vermelha patamar 1, que significa acréscimo de R$ 3 a
cada 100 kWh.
O
sistema de bandeiras tarifárias foi adotado em janeiro de 2015 como forma de
recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas,
mais cara do que a energia de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na
conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia elétrica em função das condições de
geração de eletricidade. Por exemplo, quando chove menos, os reservatórios das
hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para
garantir o suprimento de energia no país.
Cobrança
Segundo a Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz,
mas uma forma diferente de cobrar um valor que já era incluído na conta de
energia, por meio do reajuste tarifário anual das distribuidoras. A agência
considera que a bandeira torna a conta de luz mais transparente e o consumidor
tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.
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