Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fale conosco

Anuncie aqui

Ministério Público Estadual ingressa com Ação Civil para melhorias no Pronto Atendimento de Fundão

Os relatórios de fiscalização indicavam problemas relevantes na estrutura e no funcionamento dos serviços de saúde prestados no Pronto Atendimento de Fundão .....

CNBB critica terceirização e reforma da Previdência em nota pública

De acordo com a entidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC), em debate no Congresso, tem reduzido a Previdência a uma questão econômica e “escolhe o caminho da exclusão social”. .. .....

Centrais sindicais convocam greve geral para 28 de abril

Quase sempre divididas, as centrais sindicais resolveram se unir contra as reformas trabalhista e previdenciária e a ampliação das possibilidades de terceirização........

Agência dos Correios é assaltada pela segunda vez em menos de um mês em

A agência permanecerá fechada para realização da perícia e os clientes que precisarem dos serviços,

Polícia Militar alerta para a “andada” do Caranguejo-Uçá

Estará proibida a captura, o comércio e até mesmo o depósito dos crustáceos. O objetivo é a preservação da espécie e sua reprodução., . .....

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Acidente de carro mata uma pessoa em Ibiraçu


Uma mulher de 36 anos morreu após a colisão entre um ônibus e um Fiat Uno, no km 212 da BR 101, em Ibiraçu. O acidente aconteceu por volta das 18h20 desta segunda-feira (31).

De acordo com testemunhas, o ônibus entraria em um posto de combustíveis, mas não fez o trevo e acabou colidindo contra o Fiat Uno, matando a motorista que estava sozinha no veículo.
Fonte: Gazeta Online

Mais de 1 milhão de certidões de nascimento com CPF já foram emitidas


 Os cartórios de registro civil já emitiram mais de 1 milhão de certidões de nascimento com Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) incluído, informou hoje (31) a Receita Federal. O serviço de emissão de CPF com o registro começou a ser oferecido em 1º de dezembro de 2015, por meio de convênio entre a Receita e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), e está disponível em 3.954 cartórios em todo o país.

Os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada são inseridos e validados junto à base da Receita de forma on-line e, imediatamente, o número do CPF é gerado e impresso na certidão de nascimento.

Gratuidade

Para a Receita, além da gratuidade e de proporcionar comodidade ao cidadão, que obtém em um só lugar dois documentos indispensáveis, o serviço reduz riscos de fraudes e de problemas causados por homônimos.


“O serviço atende à demanda da população mais carente, que necessita do número de inscrição no CPF para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público”, destacou a Receita, em nota.

Novembro Azul: câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil


A edição deste ano da campanha Novembro Azul vai ampliar sua abordagem – com o mote “De novembro a novembro azul - movimento permanente pela saúde integral do homem”, a ação vai orientar sobre o câncer de próstata e também alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.
Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
A proposta do instituto este ano é, com a campanha já consolidada no Brasil, passar a alertar sobre os cuidados com a saúde integral do homem, mobilizando a população masculina para que se torne protagonista de sua história e responsável por sua própria qualidade de vida, em diferentes fases da vida.
Atividades
Durante o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul – entre eles, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília.
Um dos destaques da programação é o II Fórum Ser Homem no Brasil, marcado para a próxima segunda-feira (7). Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.
Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as seguintes hashtags: #novembroazul #denovembroanovembroazul #menospreconceito e #maisvida. A programação completa do Novembro Azul pode ser conferida no portal do Instituto Lado a Lado pela Vida.


MEC adia prazo para estudantes renovarem Fies até 15 de dezembro


O prazo para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste segundo semestre foi prorrogado para o dia 15 de dezembro. Inicialmente, o processo seria encerrado hoje (31). De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dos 1,5 milhão de estudantes que devem renovar o financiameno, 980 mil o fizeram até esta manhã.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa ainda levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Os estudantes precisam validar as informações no sistema e, no caso de aditamentos não simplificados, procurar os agentes financeiros do Fies (Caixa ou Banco do Brasil) para formalizarem a renovação dos contratos.

Os aditamentos, normalmente feitos no início do semestre, ficaram congelados devido à falta de recursos. No entanto, após a aprovação de crédito suplementar para o programa pelo Congresso Nacional, o sistema foi liberado para renovações.


O investimento nos financiamentos é de R$ 8,6 bilhões, já garantidos no orçamento, de acordo com o Ministério da Educação. A pasta assegura que, para 2017, o governo federal já enviou ao Congresso Nacional Projeto de Lei Orçamentária que contempla R$ 21 bilhões para o Fies, o que garantirá a continuidade dos financiamentos e a manutenção dos contratos com os agentes financeiros do fundo.

Após contagem de votos, eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades


Concluído o processo eleitoral, 146  dos 5.568 municípios brasileiros ainda não sabem quem assumirá o cargo de prefeito no ano que vem. São as cidades em que os candidatos mais votados continuam com registro de candidatura pendente de decisão final na Justiça Eleitoral.

É o caso, por exemplo, do prefeito eleito de Fundão (ES), Anderson Pedroni (PSD), que obteve  8.564   do votos válidos mas espera o julgamento de um recurso contra o registro de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O estado com o maior número de municípios cujo candidato vencedor corre o risco de ser cassado, antes mesmo de assumir, é São Paulo, com 26 cidades nessa situação.

O TSE tem até o dia 19 de dezembro, data da diplomação dos candidatos eleitos, para proferir uma decisão sobre todos esses casos. Segundo a assessoria do tribunal, tal prazo será cumprido, de modo a não provocar insegurança jurídica a respeito de quem de fato assumirá as prefeituras.

Se o candidato vencedor da eleição tiver sua candidatura impugnada, os votos recebidos por ele são computados como nulos e assume o segundo mais votado.

É o caso de Salto de Jacuí (RS), onde Lindomar Elias (PDT), apesar de ser alvo de três condenações judiciais, conseguiu manter seu nome nas urnas e acabou eleito no primeiro turno, antes da decisão final do TSE, Na última quinta-feira (27), o órgão cassou o registro do candidato, dando a vitória ao segundo colocado, Nico (PP).

“Esse caso é um exemplo de como talvez o Congresso Nacional tenha que repensar o prazo do julgamento dos recursos de registro de candidatura. Essa hipótese é, nitidamente, a de uma pessoa que não poderia ter concorrido às eleições”, afirmou o ministro relator do caso no TSE, Henrique Neve, durante o julgamento.

Eleições suplementares

Em algumas cidades, os eleitores podem inclusive ser obrigados a voltar às urnas. De acordo com o Código Eleitoral (Lei 4.737/65), se os votos nulos ultrapassarem os 50% do número total de votos, a Justiça Eleitoral tem de 20 a 40 dias para marcar a data de um novo pleito, a chamada eleição suplementar.

A situação se repete a cada eleição municipal, mas este ano foi agravada, segundo o presidente do TSE, Gilmar Mendes, pela redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias, o que afetou também os prazos para o registro das candidaturas.

“Com o encurtamento do prazo, nós tivemos problemas com os registros, muitos deles, a maioria, não chegaram ainda ao Tribunal Superior Eleitoral, e alguns ainda sequer foram votados nos Tribunais Regionais Eleitorais, então temos um quadro de insegurança”, disse Mendes ao apresentar o balanço do segundo turno das eleições.


O presidente do TSE sugeriu que talvez seja preciso antecipar o prazo com uma "fase de pré-registro", para que já ocorressem as impugnações e as apreciações, a fim de evitar as instabilidades no processo eleitoral.

Agencia Brasil

Enem deve ser aplicado em dezembro onde escolas estão ocupadas


Estadão Conteúdo
Cerca de 95 mil alunos que prestariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo fim de semana devem ter mais um mês para se preparar. O Ministério da Educação (MEC) estuda aplicar o exame em 6 e 7 de dezembro (terça e quarta-feiras) para os candidatos cujos locais de prova são escolas atualmente ocupadas pelo movimento secundarista.
Essa data já havia sido definida para candidatos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. Eles fazem uma prova diferente, mas - segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - com o mesmo rigor e o mesmo balanço de dificuldades aplicados aos alunos em liberdade.
Neste ano, essa prova deve ser aplicada também aos alunos que prestariam o Enem nas escolas ocupadas. Conforme apurou o jornal O Estado de S. Paulo, faltaria tempo hábil para a elaboração de uma terceira versão do exame, tornando essa alternativa a mais viável para o MEC.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, recomendou que os estudantes recuassem voluntariamente das ocupações até esta segunda-feira, 31, apelando para o "bom senso". Porém, o levantamento mais recente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), divulgado na noite de sexta, aponta que 1.197 instituições de ensino seguiam ocupadas em 19 Estados e no Distrito Federal (DF).
Os estudantes que ocupam as escolas protestam contra a medida provisória que determinou a reforma do ensino médio, contra a PEC do Teto - que congela as despesas do governo, incluindo a área de educação, por até 20 anos - e também contra o projeto Escola Sem Partido, que tramita no Congresso Nacional.
O MEC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só vai se manifestar oficialmente sobre o tema na terça-feira, uma vez que o prazo está em curso (vai até a meia-noite desta segunda), mas que "acompanha o caso com muita responsabilidade".
Na semana passada, o Ministério já havia informado que a aplicação do Enem em uma nova data acrescentaria R$ 8,5 milhões ao custo total do exame, que em 2016 ficou em R$ 788 milhões. A opção de apenas alterar os locais de prova foi descartada pelo MEC, por motivos de "logística e segurança". A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que poderá cobrar judicialmente dos responsáveis o valor gasto por cada nova prova aplicada (R$ 90) e que "irá trabalhar para identificá-los", sem informar como.
Os alunos que forem afetados pela possível mudança de data devem ser avisados por e-mail, SMS e na Página do Participante, no site do Enem. Esses candidatos representam pouco mais de 1% do número total de inscritos, que superou os 9,2 milhões neste ano.


Candidatos erram mais nas provas de matemática, física e química do Enem


As disciplinas da área de exatas são as vilãs para muitos estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como mostra um levantamento sobre erros e acertos. Foi nas provas de matemática, física e química que os candidatos mais erraram questões no Enem entre os anos de 2009 e 2014. O levantamento foi feito pela plataforma AppProva a partir da análise de microdados do exame e o objetivo é auxiliar professores e estudantes para aprimorarem o desempenho nas provas. As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.
A taxa de acertos nestas três disciplinas foram as menores no período analisado. Em matemática, o índice de acerto foi de 29%. Tanto em química quanto em física, de 26%. Levando em conta apenas o exame de 2014, a taxa de acerto em química foi de 27% e em matemática e física, de 25%.
Dentro da matemática, os conteúdos que os estudantes mais erraram foram sistema de equações, funções do segundo grau e escala. Em física, o conteúdo campeão de erros é a dinâmica e em química há empate entre equilíbrio químico e estequiometria.
Matemática é a maior prova
O diretor do colégio e curso SEI, no Rio de Janeiro, Daniel Vitor Noleto, lembra que a prova de matemática é a maior do Enem, com 45 questões, e aponta algumas dicas para o candidato se sair bem. Ele aconselha os estudantes pesquisarem os conteúdos de matemática que mais têm caído nas provas do Enem para dedicar atenção a eles. Outra sugestão é também direcionar mais tempo de estudo para as áreas da matemática onde o estudante tem mais dificuldade.
“É importante ver o que você tem mais dificuldade dentro da matemática e estudar a fundo esse conteúdo, pesquisar o que mais tem caído em matemática, pegar esses assuntos que são mais importantes e estudar bem durante a reta final para garantir o máximo de pontos nesta que é uma a maior prova do Enem”, disse.
Taxas de acerto mais elevadas
Já as disciplinas com as maiores taxas de acerto no Enem entre 2009 e 2014 são língua portuguesa (44%), história (38%) e biologia (36%).
A prova do Enem é dividida em quatro áreas de conhecimento: ciências humanas; ciências da natureza; linguagens e códigos; e matemática. O levantamento também analisou os conteúdos que os candidatos mais acertaram dentro dessas áreas.
Em ciências humanas, houve mais acertos nos temas que envolvem ética e política, em ciências da natureza nos conteúdos de anatomia e filosofia. Na matemática, os estudantes acertaram mais progressões aritméticas e, em linguagens, a interpretação de propagandas.


A partir dos microdados do Enem divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a plataforma AppProva analisou as taxas de acertos dos alunos por grandes áreas, disciplinas, conteúdos, habilidades e questões.

domingo, 30 de outubro de 2016

Termina nesta segunda as inscrições para encontro sobre turismo em Santa Teresa


Encontro reúne guias de turismo no Espírito Santo


Seguem até a próxima segunda-feira (31) as inscrições para o 1° Encontro Capixaba de Guias de Turismo. O evento será no dia 19 de novembro e vai reunir cerca de 100 profissionais do setor em Santa Teresa, Região Turística dos Imigrantes.

Podem se inscrever Guias de Turismo cadastrados no Programa Cadastur, do Ministério do Turismo, e estudantes da área de turismo devidamente matriculados. A taxa é de R$ 30,00. Faça aqui sua inscrição.

Os guias e estudantes de turismo embarcam rumo a Santa Teresa no sábado (19), pela manhã. Saindo da Praça Duque de Caxias, em Vila Velha, às 7h, e passando pelo Restaurante Bobs, em Vitória, e pela Rodoviária da Águia Branca, na cidade de Serra.

A previsão de chegada a Santa Teresa é às 9 h, com recepção e café de boas-vindas. A abertura do encontro acontece às 9h30 com a presença do secretário de Estado do Turismo, José Sales Filho, e do secretário de Turismo e Cultura de Santa Teresa, Murilo Vago.

Interação dos guias de turismo, mesa-redonda e almoço fecham a programação da manhã. Já à tarde os guias e estudantes de turismo percorrem empreendimentos turísticos da região e encerram as atividades do encontro às 18h. Apresentações culturais acontecem às 18h30 na Rua de Lazer, em Santa Teresa, e o embarque de volta a Grande Vitória acontece às 20h.

O encontro tem como objetivo trabalhar temas do dia a dia do profissional, além de promover uma integração e reconhecimento do profissional de guia de turismo para o setor.

O evento é uma organização dos Guias de Turismo do Espírito Santo, com promoção e apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Serviço

1° Encontro Capixaba de Guias de Turismo

Data: 19 de Novembro

Local: Santa Teresa, Região Turística dos Imigrantes

Inscrições aqui

Até 31/10 (Valor R$30)

Contato: 27 99637-6998

Programação

19/11 (sábado)

7h – Saída da Praça Duque de Caxias, em Vila Velha

7h20 – Embarque Bobs Vitória

7h45 – Embarque Terminal da Águia Branca, em Carapina

9h – Recepção e Café de Boas-vindas

9h30 – Abertura do Encontro

9h50 – Interação entre os guias

11h – Inicio da mesa-redonda

12h30 – Almoço

14h –  Visitas técnicas a empreendimentos turísticos

18h – Encerramento na Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa

18h30 – Apresentação Cultural na Rua de Lazer (Restaurante da Carol)


20h – Retorno

Semana começa com 127 vagas de emprego no Sine


As agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) iniciam a semana com 127 vagas de empregos para diversas ocupações, como frentista, supervisor de loja, vendedor, mecânico, costureira, enfermeiro, atendente telemarketing, confeiteiro, entre outros.

Para concorrer, é preciso ir a uma agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e se cadastrar ou atualizar os dados no sistema. Nos locais, os candidatos devem apresentar Carteira de Trabalho, RG, CPF e comprovante de residência.

As agências do Sine selecionam os profissionais de acordo com o perfil exigido pela empresa, e os candidatos que atendem aos requisitos recebem uma carta de recomendação e são encaminhados para fazer entrevista com o empregador.

Para saber mais informações sobre as exigências para concorrer às vagas de emprego anunciadas, entre em contato com o Sine. As vagas são atualizadas diariamente e podem ser alteradas sem aviso prévio. Veja o número de vagas por agência.

Confira as vagas anunciadas nas agências do Sine:

SINE - ANCHIETA
Endereço: Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, esquina com a Rodovia do Sol, s/n, Centro - Casa do Cidadão
Frentista – 08 vagas

SINE – ARACRUZ
Endereço: Rua Luiz Theodoro Musso, 28, De Carli
Auxiliar de manutenção               -01
Acabador de mármore e granito - 01
Oficial de máquinas - 01
Atendente de alimentos e bebidas (hotel) - 01
Atendente de hospedagem (hotel) - 01
Ajudante Florestal - 01
Supervisor de loja - 01
Auxiliar de consultório dentário -  01

SINE – BARRA DE SÃO FRANCISCO
Endereço: Alameda Santa Terezinha, 100
Vendedor Interno - 01
Gerente de Contas Varejo - 01
Instalador de antena de Internet - 01
Instalador de Insulfilm e Acessórios – 01
Mecânico Linha Pesada- 01
Mecânico Linha Leve     - 01
Mecânico Eletricista Automotivo (carro) - 01
Vendedor Externo - 02
Vendedor Interno - 01

SINE – CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Endereço: Rua 25 de Março, 71, Centro
Costureira  - 02
Enfermeiro - 01
Faturista -01
Técnico em Politriz - 01
Vendedor (comércio industrial) -01
Vendedor (impressoras) - 01
Vendedor externo - 05
Vendedor porta a porta - 05

SINE – CARIACICA
Endereço: Av. Aloizio Santos, 500, Santo André
Auxiliar de Limpeza * - 30
Atendente de Telemarketing * -20
Frentista* - 02

SINE – LINHARES
Endereço: Avenida Governador Lindenberg, 660, Centro
Cozinheiro de Restaurante  - 01
Eletricista Bobinador - 01
Encarregado de Bar e Restaurante  - 01
Operador de Caldeira    - 01
Pasteleiro -        01
Oficial Pedreiro -             01
Piscineiro  - 01
Supervisor de TPM (Manutenção Produtiva Total) -       01
Torneiro Mecânico  -02
Vendedor Interno  -02
Vendedor Pracista - 03

SINE -  NOVA VENÉCIA
Endereço: Rua Jussara, 10, Margareth
Vendedor de Serviços -               01
Cozinheira-        01
Bombeiro Hidráulico -   01
Operador de Retroescavadeira -             01

SINE – SÃO MATEUS
Endereço: Praça Anchieta, 152, Centro
Capotaria -         01
Confeiteiro -      01
Cortador de Roupas -    01
Mecânico de Autos -     01
Professor de Espanhol -               02
Técnico de Som, TV e automação -         01
Vendedor de picolé -    06


(*) vaga exclusiva para pessoa com deficiência

sábado, 29 de outubro de 2016

Amaro Neto cresce na reta final em Vitória e tem empate técnico, diz Ibope


O candidato do Solidariedade à Prefeitura de Vitória (ES), Amaro Neto, cresceu 6 pontos percentuais na reta final do segundo turno e está empatado tecnicamente com o atual prefeito Luciano Rezende (PPS), segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (29). O levantamento foi encomendado pela TV Gazeta.

Rezende continua numericamente à frente na disputa com 51% dos votos válidos (ante 57% na pesquisa anterior), mas viu o rival encostar e chegar a 49%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão empatados.

No total, Luciano Resende tem 45% das intenções de votos contra 43% de Amaro Neto. Brancos e nulos somam 9%, e não sabem ou não responderam, 3%.
Na pesquisa anterior, Luciano tinha 51%, Amaro, 38%, brancos e nulos eram 8% e não sabiam ou não responderam eram 3%.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 28 e 29 de outubro em Vitória. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance do resultado ser fiel à realidade é de 95%.

Abertas as inscrições para a segunda etapa do Enduro FIM de Fundão


Estão abertas as inscrições para os pilotos que vão disputar a segunda etapa do Campeonato Regional Borilli de Enduro FIM, realizado em Fundão. A organização do evento aguarda um bom público para prestigiar a competiçaõ.  A nova etapa acontece no dia 13 de novembro, no circuito da Lagoa, próximo do laticínio Lorena.

Os interessados em participar deverão entrar em contato com a coordenação do campeonato pelo telefone 27 9 99198618.

Os pilotos vão competir em 5 categorias, a Juvenil, Visitante Nacional, Visitante Importada, Regional até 200 cilindradas e a Regional acima de 200 cilindradas, as duas últimas serão disputadas só por pilotos de Fundão.

Cerca de 60 pilotos participaram da primeira etapa do campeonato de Enduro FIM, realizada no circuito Renatinho.

Para mais informações e inscrições, entre em contato com Fábio Xexéu no telefone 9 99198618.

Serviço:

I Campeonato Regional Borilli de Enduro FIM de Fundão
Domingo – 13 de novembro

Segunda Etapa – Circuito Lagoa

Conta de luz ficará mais cara em novembro


A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de novembro será a amarela, com custo de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida se deve às condições hidrológicas menos favoráveis, o que determinou o acionamento de usinas termelétricas, mais caras.
Desde abril deste ano, a bandeira tarifária estava verde, ou seja, não havia custo extra para os consumidores. No ano passado, todos os meses tiveram bandeira vermelha, primeiramente com cobrança adicional de R$ 4,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e, depois, com a bandeira vermelha patamar 1, que significa acréscimo de R$ 3 a cada 100 kWh.
O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado em janeiro de 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, mais cara do que a energia de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia elétrica em função das condições de geração de eletricidade. Por exemplo, quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país.
Cobrança
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que já era incluído na conta de energia, por meio do reajuste tarifário anual das distribuidoras. A agência considera que a bandeira torna a conta de luz mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Mais de um milhão de eleitores capixabas voltam às urnas neste domingo


Mais de um milhão de eleitores são esperados neste domingo (30) nas urnas dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica para definir o resultado das eleições para prefeito. Em Vitória disputam o 2º turno o atual prefeito Luciano Rezende (PPS) e o deputado estadual Amaro Neto (SD). Em Vila Velha, Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PSD) brigam pelos votos do eleitorado.

Audifax Barcelos (Rede) disputa a reeleição na Serra e tem como adversário o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Em Cariacica os eleitores vão dizer se querem o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) ou o atual prefeito Juninho (PPS) no comando da prefeitura pelos próximos quatro anos.

O pleito acontece de 8 às 17h. Mesmo quem não votou no primeiro turno pode e deve votar no 2º turno. Para votar é necessário comparecer ao local de votação com documento oficial com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, identidade funcional ou certificado de reservista, no caso dos homens).  É recomendado, mas não obrigatório, levar o título de eleitor. O documento serve basicamente para o eleitor se situar sobre seção e zona de votação.

Eleição e ocupações

Coincidiram com o 2º turno movimentos de ocupação em escolas públicas em várias partes do país. Grupos de estudantes protestam contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que prevê limite de gastos federais por 20 anos.

No ES, segundo a Secretaria de Estado da Educação, 15 escolas permanecem ocupadas. Nesta sexta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral (TER-ES) e os estudantes firmaram um acordo, segundo o qual os estudantes permanecem nas escolas, desde que em área restrita, para não comprometer o transcorrer da votação. O TRE se comprometeu a garantir a segurança dos grupos de ocupantes.

Justificativa     

Quem não estiver no município onde vota no 2º turno deve justificar o voto. Isso vale inclusive para quem não votou e ainda não justificou o voto no 1º turno. A justificativa pode ser feita no horário da votação, de 8 às 17h, no local de votação mais próximo (consulte aqui). No local o eleitor deverá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) que também está disponível para impressão no site da Justiça Eleitoral (imprima aqui).


Quem ainda não justificou ausência à votação no primeiro turno deverá fazê-lo até o dia 1º de dezembro. Para regularizara situação com a Justiça Eleitoral, basta preencher o RJE e levar em qualquer cartório eleitoral.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Situação do abastecimento de água ainda preocupa, alerta Cesan



Após 34 dias do início do plano de contingência no abastecimento de água para a Grande Vitória foram economizados 1,27 bilhão de litros de água, suficiente para abastecer a cidade de Serra por 28 dias, ou 97 mil residências por um mês. O rodízio permanece em vigor nas regiões abastecidas pelo Rio Santa Maria da Vitória. Nas áreas atendidas pelo Rio Jucu, o fornecimento de água está sendo realizado regularmente pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A lista de bairros e os dias de rodízio podem ser consultados no site www.cesan.com.br.

A Cesan alerta que a situação dos mananciais ainda é frágil e a população deve fazer uso racional da água para gerar economia. Ao todo, desde o início da operação do plano de contingência, a Cesan obteve uma redução de 17% no consumo de água no sistema Santa Maria da Vitória, que abastece todo o município de Serra, a zona norte de Vitória, alguns bairros de Cariacica e Praia Grande, em Fundão. Com o plano de contingência, a Cesan tem conseguido controlar o nível da Represa de Rio Bonito, que está com 23% do seu volume.

O rodízio no abastecimento de água no Sistema Santa Maria da Vitória abrange uma população de 580 mil pessoas, residentes em 156 bairros. Ao todo, são 193.445 unidades consumidoras na Grande Vitória. Para operar o rodízio, a Cesan agrupou os bairros em sete regiões distintas e a cada dia da semana uma região tem o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12 horas. Passadas 24 horas de interrupção, o sistema pode retornar ao normal em até 24 horas.


Nas áreas abastecidas pelo Rio Jucu, o rodízio no abastecimento foi suspenso no último dia 7 e se mantém sob monitoramento contínuo. A medida foi tomada pela Cesan devido à melhora nas condições do rio, o que permitiu o abastecimento regular, reduzindo o impacto para a população, principalmente no fornecimento de água para hospitais, postos de saúde e escolas. Porém, a Cesan alerta a população sobre a gravidade da situação e solicita a redução do consumo em decorrência do risco de piora do cenário.

Mais de 3,3 milhões de estudantes ainda não acessaram o local de prova do Enem


Até a manhã de hoje (27), 3.384.940 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não tinham acessado o cartão de confirmação de inscrição no exame, que contém o local de prova, de acordo com balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acesso é de responsabildade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto com antecedência para evitar atrasos no dia da prova que, neste ano, será nos dias 5 e 6 de novembro.

O cartão está disponível pela internet, na Página do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. De acordo com o Inep, responsável pelo exame, 5,2 milhões do total de mais de 8,6 milhões de candidatos já sabem onde farão as provas. O número equivale a mais de 60% dos candidatos.

Para lembrar os estudantes, o Inep faz uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou o cartão. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão.

Além do local, data e horário de prova, o cartão de confirmação traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do Enem na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha. Segundo o Inep, a Página do Participante é a principal fonte de acesso, com 5.021.742 consultas. O aplicativo Enem 2016 foi utilizado por 126.101 estudantes com a mesma finalidade. Além disso, 94.412 inscritos acessaram o Cartão de Confirmação nos dois ambientes.

Enem 2016

Nos dois dias de prova do Enem (5 e 6 de novembro), os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato do exame. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática.


A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Situação da economia se agrava e rombo das contas públicas atinge R$ 96,6 bilhões em setembro


A queda da arrecadação e o aumento de gastos obrigatórios fizeram o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) registrar em setembro o maior déficit primário da história para o mês. O resultado negativo no período somou R$ 25,303 bilhões, valor cerca de R$ 5 bilhões maior que o déficit de R$ 20,409 bilhões registrado em setembro do ano passado.

O déficit primário representa o resultado negativo nas contas públicas, desconsiderando o pagamento de juros. No acumulado de 2016, o déficit soma R$ 96,633 bilhões, também o pior resultado da história para os nove primeiros meses do ano.

No acumulado de 12 meses, o déficit primário totaliza R$ 190,556 bilhões. O valor é superior à meta de resultado negativo de R$ 170,5 bilhões estipulada para este ano. No entanto, a contagem em 12 meses é influenciada pela quitação de R$ 55,6 bilhões em passivos do Tesouro com bancos oficiais e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ocorrida em dezembro de 2015.

A queda da arrecadação provocada pelo agravamento da crise econômica continua a ser a principal causa do aumento do déficit primário em 2016. De janeiro a setembro, as receitas líquidas caíram 6,6%, descontada a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em relação ao mesmo período do ano passado.

Pressionadas pelos gastos obrigatórios, as despesas totais subiram 2% acima do IPCA nos nove primeiros meses do ano. Apenas em setembro, no entanto, os gastos caíram 9,2%, descontado o IPCA em relação a setembro do ano passado por causa do adiantamento do décimo terceiro salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Previdência

Os gastos com a Previdência Social subiram 10,4% além da inflação nos nove primeiros meses do ano. As demais despesas obrigatórias, no entanto, cresceram apenas 0,4% acima da inflação. Os gastos discricionários (não obrigatórios) caíram 6,2%, descontado o IPCA. As despesas de custeio (gasto com a manutenção da máquina pública) caíram 7,2% de janeiro a setembro.

Os investimentos – gastos com obras públicas e compra de equipamentos – somaram R$ 38,593 bilhões no acumulado do ano, recuo de 15,7% também considerando a inflação oficial. Os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) totalizaram R$ 26,984 bilhões, queda de 18,2% descontada a inflação.


Os investimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida somaram R$ 4,77 bilhões, retração real de 59,7%. A queda deve-se principalmente à autorização para que a construção dos imóveis para a população de baixa renda seja financiada com recursos do FGTS, que passou a valer neste ano e diminuiu o uso de recursos do Orçamento no programa habitacional.

Desemprego cresce 0,5%, vai a 11,8% e país tem 12 milhões de desocupados


A taxa de desocupação cresceu 0,5 ponto percentual ao passar de 11,3% para 11,8%, entre o trimestre encerrado em junho (abril, maio e junho) e o encerrado em setembro (julho, agosto e setembro) deste ano. Com o resultado, a população desempregada atingiu em setembro 12 milhões de pessoas, um crescimento de 3,8% em relação ao trimestre encerrado em junho – o equivalente a mais 437 mil pessoas desocupadas.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números do trimestre encerrado em setembro indicam, em contrapartida, uma ligeira melhora no salário real pago ao trabalhador, embora ele ainda esteja abaixo do valor pago em igual trimestre de 2015.
Rendimentos subiram 0,9%
Pela pesquisa, o rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos fechou setembro em R$ 2.015,00, uma alta de 0,9% frente aos R$ 1.997,00 pagos no trimestre de abril a junho de 2016.
Comparativamente ao mesmo trimestre do ano passado,  quando o salário médio real habitualmente recebido era R$ 2.059, houve queda de 2,1%.
Já a massa de rendimento real habitualmente recebida pelas pessoas ocupadas em todos os trabalhos não apresentou variação significativa em relação ao trimestre de abril a junho de 2016, ao fechar setembro em R$ R$ 176,8 bilhões. Já frente ao mesmo trimestre do ano anterior, houve queda de 3,8%.


Saúde: Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Servidor Público


Os serviços da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) que atendem casos de urgência e emergência funcionam normalmente nesta sexta-feira (28), data em que é celebrado o Dia do Servidor Público. No entanto, algumas Farmácias Cidadãs Estaduais e Centros Regionais de Especialidades (CREs) não terão expediente neste dia (confira abaixo).






Confira o que não funciona

- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), Vila Velha;
- Farmácias Cidadãs Estaduais em Serra e Venda Nova do Imigrante;
- Centros Regionais de Especialidades (CREs) de Cariacica e São Mateus;
- Unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) localizadas em Vitória, São Mateus, Linhares, Colatina e Serra.

Saiba o que funciona 

- Farmácias Cidadãs Estaduais em Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Vila Velha e Vitória;
- Centros Regionais de Especialidades (CREs) de Colatina e Cachoeiro de Itapemirim;
- Samu 192: é um serviço de urgência e emergência móvel e pode ser acionado pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância. A ligação é gratuita.
- Toxcen: é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder. A ligação é gratuita.

- Prontos-socorros: os prontos-socorros dos hospitais estaduais abaixo são referência no atendimento de urgência e emergência, portanto, funcionam 24 horas por dia.

- Hospital Estadual São Lucas, Vitória
- Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Vila Velha
- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Serra
- Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) 
- Hospital Estadual Infantil de Vitória
- Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica – emergências psiquiátricas
- Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus
- Hospital Estadual e Maternidade Silvio Avidos, em Colatina
- Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu
- Hospital Estadual São José do Calçado
- Hospital Estadual Jerônimo Monteiro
- Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco
- Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.
- O Hospital Estadual de Urgência e Emergência e o Hospital Estadual Central, em Vitória, bem como o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, atuam como retaguarda, recebendo pacientes encaminhados por outras unidades hospitalares.


← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial