Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fale conosco

Anuncie aqui

Ministério Público Estadual ingressa com Ação Civil para melhorias no Pronto Atendimento de Fundão

Os relatórios de fiscalização indicavam problemas relevantes na estrutura e no funcionamento dos serviços de saúde prestados no Pronto Atendimento de Fundão .....

CNBB critica terceirização e reforma da Previdência em nota pública

De acordo com a entidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC), em debate no Congresso, tem reduzido a Previdência a uma questão econômica e “escolhe o caminho da exclusão social”. .. .....

Centrais sindicais convocam greve geral para 28 de abril

Quase sempre divididas, as centrais sindicais resolveram se unir contra as reformas trabalhista e previdenciária e a ampliação das possibilidades de terceirização........

Agência dos Correios é assaltada pela segunda vez em menos de um mês em

A agência permanecerá fechada para realização da perícia e os clientes que precisarem dos serviços,

Polícia Militar alerta para a “andada” do Caranguejo-Uçá

Estará proibida a captura, o comércio e até mesmo o depósito dos crustáceos. O objetivo é a preservação da espécie e sua reprodução., . .....

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Defesa de Pedroni pede fim de processo de inelegibilidade no TSE


O candidato mais bem votado da eleição em Fundão, Anderson Pedroni (PSD), estaria a um passo de assumir o cargo. Mesmo tendo conseguido a maioria dos votos no município, Pedroni não tomou posse porque a Justiça Eleitoral havia impugnado sua candidatura.

Pedroni teve as contas relativas ao período em que ocupou interinamente a prefeitura em 2011 rejeitadas pela Câmara de Fundão, à época. Ele alega que houve interesses político no julgamento para torná-lo inelegível. Em meio ao impasse, a cidade vem sendo comandada pelo prefeito interino Eleazar Ferreira Lopes (PCdoB). O presidente da Câmara é aliado de Pedroni. Na disputa deste ano, Pedroni obteve mais de 70% dos votos válidos no município.

Pedroni recorreu da decisão e o caso está em análise no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar validar os votos do candidato do PSD. Mas, ele preferiu não correr o risco de a Justiça determinar nova eleição na cidade, em que Pedroni estaria fora do páreo e tentou uma movimentação local, que foi bem-sucedida.

No último dia 26, a Câmara realizou uma sessão extraordinária para apreciação do parecer da Comissão de Justiça e Redação, referente ao Requerimento de Nulidade de Ato Administrativo que rejeitou as contas do ex-prefeito, protocolado pelo presidente do Diretório Municipal do PSD,  Rosoildo Pereira.

A certeza da vitória era tanta que antes mesmo da sessão, no dia 25, o candidato ingressou com uma petição no Tribunal Superior Eleitoral pedindo a nulidade do processo. O pedido foi protocolado no dia 26, mas a petição é do dia anterior.

Se conseguir a anulação do processo em Brasília, com a reversão de sua situação na Câmara, Pedroni poderá tomar posse como prefeito de Fundão. O processo que apura a inelegibilidade de Pedroni está no gabinete do ministro Luiz Fux, pronto para despacho, mas o novo pedido pode mudar o cenário da decisão.

Com informações do Século Diário

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Polícia Militar apreende quatro tabletes de maconha em Praia Grande


Resultado de imagem para tabletes de maconha
Imagem ilustrativa
Na noite da última sexta-feira (27) policiais militares do Grupo de Apoio Operacional (GAO) do 5º Batalhão, realizaram uma operação de abordagem a táxis e motocicletas em Praia Grande, haja vista o aumento no número de crimes na região vitimando essa parcela da população. Foram apreendidos quatro tabletes de maconha pesando aproximadamente três quilos.

O fato se deu durante a realização do ponto de bloqueio na rodovia ES 010, no qual as guarnições policiais notaram um veículo I/JAC J3 TÁXI, com bandeira da cidade da Serra, estacionado de forma irregular às margens da rodovia Tancredo Neves. Além disso, o posicionamento do veículo chamou a atenção dos militares, dando a entender que este havia sido estacionado às pressas e não se atentando inclusive a vaga destinada à categoria ali próxima.

Minutos depois o cidadão identificado pelas iniciais R.P.A., de 34 anos, se aproximou do veículo deixando transparecer certo nervosismo e rapidamente deixou o local a bordo de seu táxi. Assim, os policiais militares do 5º Batalhão prosseguiram em acompanhamento ao suspeito, alcançando-o e submetendo-o a uma busca pessoal e no interior do veículo, momento em que foram localizados quatro tabletes de maconha.

“O 5º Batalhão tem buscado intensificar suas ações através de operações desta natureza e isso vem trazendo resultados benéficos quanto à recuperação de carros roubados/furtados, como também na apreensão diária de armas e drogas, contribuindo assim para a proteção do cidadão de bem, retirando de circulação cada vez mais infratores”, apontou o tenente-coronel Rodrigo Araújo Bulhões, Comandante do 5º BPM.


O envolvido e material apreendido foram encaminhados e entregues ao plantão policial

sábado, 28 de janeiro de 2017

Sine do ES oferece 130 oportunidades de emprego


Oportunidades estão disponíveis a partir desta segunda-feira (30).

Há chance para professor de educação física, eletricista, costureira, entre outros.

Eletricista, farmacêutico, costureira e consultor de vendas. Estas são algumas das 130 oportunidades disponíveis, nesta segunda-feira (30), nas agências do Sistema Nacional de Emprego. Há vagas para todos os níveis de escolaridade e também para pessoas sem experiência profissional.

Os interessados devem comparecer a uma agência do Sine portando Carteira de Trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. Com os documentos, um cadastro com informações pessoais, qualificação e experiência profissional do candidato é elaborado. Os profissionais são selecionados de acordo com o perfil exigido pela empresa, e os candidatos que atendem aos requisitos recebem uma carta de recomendação e são encaminhados para fazer entrevista com o empregador.

Para saber mais informações sobre as exigências para concorrer às oportunidades de emprego anunciadas, entre em contato com o Sine. As vagas são atualizadas diariamente e podem sofrer alterações sem aviso prévio. É possível verificar o horário de funcionamento e o endereço das agências no site: https://setades.es.gov.br/agencias.



SINE – ANCHIETA / ES

Mecânico de Bicicleta - 01

Professor de Educação Física - 01

Torneiro - 02

Vendedor de Ótica - 01



SINE – ARACRUZ/ES

Eletricista Automotivo - 01

Eletricista Força e Controle (predial) - 02

Inspetor de Soldagem (N1) - 01



SINE – BARRA DE SÃO FRANCISCO/ES

Acabador I - 02      

Cortador I - 01        

Vendedor interno - 03      

Empregada Doméstica - 02        

Polidores - 02         

Classificador de chapa - 01        

Vendedor externo - 02     

Mecânico Linha Pesada - 01     

Mecânico Linha Leve - 01

Mecânico Eletricista Automotivo (carro) - 01   

Mecânico de manutenção - 01  



SINE – CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

Ajudante de Serrador - 01

Analista de Logística - 01

Auxiliar mecânico - 01

Bobinador Eletricista de Motor Industrial - 01

Borracheiro - 01

Cortador de Roupas - 01

Eletricista - 01

Gerente de Sorveteria - 01

Mecânico diesel / máquinas pesadas – 01

Operador de Loja (Vendas) - 01

Relojoeiro - 01

Resinador - 01

Serrador de Mármore - 01

Vendedor Permissionário - 01





SINE – CARIACICA/ES

Consultor de Vendas - 30

Gerente de Marketing - 01

Padeiro Confeiteiro - 01

Pintor de Automóveis - 02

Supervisor de Vendas - 03

Técnico de Enfermagem – 06



SINE – LINHARES/ES

Acabador de Mármore e Granito - 01

Assistente de Controladoria - 01

Atendente de Farmácia - 01

Atendente de Lojas -10

Auxiliar de Cozinha - 01

Balconista de Crediário - 03

Consultor de Vendas - 01

Consultor de Vendas (vaga para estágio) - 01

Farmacêutico - 02

Fiscal de Caixa - 01

Fiscal de Loja - 02

Instalador de Sistemas Eletroeletrônicos de Segurança - 01

Marceneiro - 01

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - 01

Mecânico de Veículos Automotores à Diesel - 01

Pintor de Automóveis - 01

Serrador de Mármore - 01

Técnico Agrícola - 01

Vendedor de Serviços - 02

Vendedor Pracista - 02

Visual Merchandiser - 01



SINE – NOVA VENÉCIA/ES

Auxiliar Financeiro – 01

Costureira – 01

Gerente Comercial – 01



SINE – SÃO MATEUS/ES

Assistente Administrativo - 01

Costureira Maquina Industrial - 01

Empregada Doméstica - 01

Mecânico de Maquinas Agrícolas Industriais/Soldador - 01

Pintor Automotivo - 01

Trabalhador Rural - 01

Vendedor Externo - 01


Saladeira - 01

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Sortudo de Ibiraçu ganha prêmio de R$ 230 mil na Lotofácil


Resultado de imagem para lotofacilSete apostas, entre elas uma de Ibiraçu, acertaram os 15 números do sorteio da Lotofácil desta sexta-feira (27). Cada aposta vai levar o prêmio de R$ 234.111,30. 
Os números sorteados foram: 01 04 05 06 09 10 11 12 19 20 21 22 23 24 25.

Fundão entra na lista das cidades que terá vacinação preventiva contra febre amarela


A vacinação de prevenção agora também atinge dois municípios da Região Metropolitana, Viana e Fundão.


A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quinta-feira (26),  que  Fundão e 22 municípios foram incluídos na lista estratégica para imunização contra febre amarela, pela proximidade geográfica com a região capixaba que faz divisa com Minas Gerais por meio da faixa contínua de mata. A secretaria solicitou mais 500 mil doses da vacina contra febre amarela ao Ministério da Saúde.  As doses solicitadas serão destinadas à ampliação da vacinação cautelar no Estado. 

Além dos 37 municípios já anunciados, mais 23 vacinarão sua população como medida preventiva, totalizando 60 cidades realizando a vacinação cautelar. Os 23 municípios incluídos são: Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Fundão, Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Nova Venécia, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério, Vargem Alta, Marechal Floriano, Viana, Alfredo Chaves e João Neiva.

“Toda ação apresentada é alinhada com o Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira (26), em reunião com o órgão, propusemos caminhar com essa barreira de vacinação. Estamos adotando estratégias de prevenção, dando sempre um passo a frente, e ao caminhar vamos ampliando a vacinação para locais onde houver necessidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, durante entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (27). Segundo Oliveira, para essa ampliação são considerados alguns critérios, como cidades que fazem divisa com Minas Gerais por meio de região de mata contínua, registro de morte de macaco e proximidade geográfica entre esses municípios.

Com esse novo quantitativo, o Estado solicitou ao todo 2 milhões de doses de vacina contra febre amarela ao Ministério da Saúde. Um milhão já chegou ao Espírito Santo e foi distribuído aos municípios, entre eles os que estão realizando vacinação cautelar ou vacinando apenas pessoas que vão viajar para áreas com recomendação de vacina contra febre amarela. Na próxima semana deve chegar mais 1 milhão de doses.

Destes 23 locais, cinco já retiraram, nesta quinta-feira (26), as vacinas para iniciar a imunização: Alfredo Chaves, Marechal Floriano, João Neiva, Viana e Vargem Alta.

Já faziam parte da lista de vacinação cautelar os municípios: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pancas, Afonso Cláudio, Ecoporanga, Colatina, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, São Roque do Canaã e São Gabriel da Palha.


Vacina



A orientação da Sesa é que os municípios que estão realizando vacinação cautelar vacinem primeiro quem mora na zona rural e depois as pessoas que residem na área urbana. Para o restante do Estado, a recomendação de vacinação continua a mesma: apenas pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata localizadas em áreas de risco para febre amarela, inclusive nestes municípios do Espírito Santo que estão realizando a vacinação cautelar.

Quem for viajar para áreas rurais, a Sesa orienta que utilize roupas que protejam contra picadas de insetos, como blusas de mangas compridas, calças e sapatos fechados, e que use repelente ou vacine-se com no mínimo 10 dias de antecedência se for a primeira dose.

  
Casos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 35 notificações de suspeita de febre amarela, sendo um caso confirmado e 34 em investigação, quatro óbitos sob investigação, com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes. Os casos são de zona rural.



Total internados

·         Estáveis: 09

·         Graves: 05

14

Alta hospitalar

15

Confirmado

01

Descartado

01

Óbitos

04

Total de notificações

35



Amostras de macaco

O Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) recebeu e enviou para análise 42 amostras de macacos. Até o momento, saíram os resultados de cinco amostras de macacos com febre amarela em Irupi, Colatina, Venda Nova do Imigrante e Laranja da Terra (02).



Amostras de humano

O Lacen-ES recebeu e enviou para análise 35 amostras de humanos. Até o momento, 20 resultados retornaram: um confirmado para febre amarela silvestre e os demais continuam em investigação, mesmo com o retorno do resultado, devido a resultado cruzado. 



Doação de sangue

O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) pede o apoio da população para doar sangue. Quem tomou a primeira dose de vacina contra a febre amarela ou a dose de reforço – que é aplicada dez anos após a primeira – deve aguardar 30 dias para doar sangue.









Câmara de Fundão anula julgamento e concede novo prazo para defesa de ex-prefeitos


Os ex-prefeitos de Fundão, Anderson Pedroni e Marcos Fernandes terão um prazo de 30 dias para apresentar defesa sobre suas contas de 2011. Isso porque a Câmara de Vereadores do município aprovou nesta quinta feira (26), o parecer da Comissão de Justiça e Redação que pede a anulação do julgamento que rejeitou as contas dos dois políticos em 2011.

O grupo de Pedroni é maioria entre os 11 vereadores da cidade e a aprovação para o novo julgamento já era dada como certa. De acordo com o Grupo de Acompanhamento do Legislativo de Fundão , a situação de Anderson Pedroni  está complicada, porque um de seus aliados, o  vereador Ronaldo (PCdoB), contrariou as expectativas e, na tribuna, o parlamentar se declarou impedido de votar por testemunhar contra o ex-prefeito Marcos Fernandes na Operação Tsunami. Ronaldo, que é presidente da Comissão de Justiça e Redação, não votou no parecer do vereador Flávio (PRP).

O resultado da votação ficou em 6 votos a favor do parecer (Ataídes, Daniel, Flávio, Janilton, Sandro e Sônia) e 2 contra (Adeilson e Elielton). A presidente Ângela só poderia votar em caso de empate. Abstiveram-se Ronaldo e Tadeu, que também se declarou impedido por ter sido presidente da Comissão de Finanças na época do primeiro julgamento.


Caso o posicionamento dos vereadores se mantenha, as contas serão rejeitadas novamente, visto que é preciso pelo menos dois terços dos vereadores, ou seja, 8, para que o parecer do Tribunal de Contas pela rejeição seja derrubado.

Entenda

Votação
Anderson Pedroni (PSD) foi o candidato mais votado para prefeito de Fundão, na eleição de outubro, mas os votos dele não foram computados.

Impedido
Isso aconteceu porque a candidatura dele foi indeferida pela Justiça Eleitoral. O indeferimento ocorreu por ele ter sofrido rejeição de contas na Câmara, devido a um período em que foi prefeito interino, em 2011, e também por ter tido o mandato de vereador cassado, em 2012.
TRE

Pedroni já perdeu no Tribunal Regional Eleitoral, no ano passado, mas é necessário aguardar o resultado de recursos que move no Tribunal Superior Eleitoral.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Policiais apreendem adolescentes suspeitos de cometerem homicídio


Dois adolescentes, ambos de 17 anos, suspeitos de matar Nilson Rocha de Souza foram apreendidos pela a equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão – com apoio da Polícia Militar . O crime ocorreu no dia 02 de janeiro deste ano,

Segundo o responsável pela operação, delegado Fabiano Melo, os adolescentes atuavam no tráfico de drogas nos bairros Campestre II e  Agrin Correia da Vitória. “A motivação do crime se deu porque os suspeitos estavam disputando o ponto de tráfico na região de Timbui, e eles acreditavam que a vítima fazia parte”, contou.

O delegado informou também que, na data do crime, foram apreendidos em flagrante dois adolescentes, ambos de 16 anos, que também participaram do homicídio.


Os adolescentes irão responder por ato infracional análogo aos crimes de homicídio qualificado consumado e Homicídio qualificado, na forma tentada. Eles foram devidamente apresentados ao Juiz da Comarca de Fundão, e encaminhados para Unidade de Internação Provisória (UNIP) de Cariacica, onde permaneceram internados à disposição da justiça.

Prevenção à febre amarela leva a fechamento de quatro parques estaduais


Foto: Caca Lima
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) – com orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – fecharão, temporariamente, quatro parques estaduais a partir desta sexta-feira (27). A intenção é preservar os visitantes e funcionários do contato com o vírus da febre amarela, bem como proteger a fauna local de uma possível contaminação por alguém que possa estar com a doença.

A ação, que é uma medida preventiva, será adotada nos parques de Pedra Azul, em Domingos Martins; Forno Grande e Mata das Flores, em Castelo; e Cachoeira da Fumaça, em Alegre. Os parques estaduais de Itaúnas e Paulo César Vinha, em Guarapari, permanecem abertos e monitorados, bem como as demais unidades de conservação. Caso haja necessidade, essas duas unidades também serão fechadas temporariamente

Santa Teresa intensifica vacinação contra febre amarela


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
Secretaria disponibiliza 23 mil doses da vacina
A prefeitura de Santa Teresa intensificou desde terça-feira (24), a vacinação contra a febre amarela em todas as Unidades de Saúde do município com objetivo de imunizar a população.

Segundo o Secretário de Saúde de Santa Teresa Luiz Carlos Reblin, a vacina é destinada a crianças acima de seis meses e adultos até 60 anos de idade. Não pode ser aplicada em gestantes, mulheres amamentando, pessoas cujo tratamento diminui a imunidade (Câncer, Aids), com alergia especialmente a ovo de galinha. “Pessoas com mais de 60 anos e nunca foram vacinadas, devem ir a Unidade mais próxima, pra receber orientação”. Explicou Luiz Carlos Reblin.

Já a Subsecretária Edialy Tetmann alerta que todos levem o cartão de vacinação. “Quem já tomou duas doses não precisa tomar a vacina e quem tomou uma única dose fazer o registro da segunda, tornando assim imune a doença pelo resto da vida” Concluiu Edialy.

Ao todo são 23 mil doses da vacina. Portanto não precisa de procurar em outras cidades.

Locais de vacinação:

-Policlínica (sede);
-Unidade de Saúde de vila Nova;
-Unidade de Saúde de São Lourenço;
-Centro Comunitário Dois Pinheiros;
-Centro Comunitário Alvorada;
-Quadra da Rodoviária;
-Unidade de Saúde de Santo Antônio do Canaã;
-Unidade de Saúde de São João de Petrópolis:
-Unidade de Saúde de Caldeirão;

-Unidade de Saúde de Várzea Alegre.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Prefeitura de Ibiraçu contrata profissionais de nível fundamental


A Prefeitura de Ibiraçu vai abrir processo seletivo simplificado para contratar 17 profissionais de nível fundamental completo e incompleto. A remuneração é de R$ 937,00, para carga horária de 40 horas semanais.

As contratações serão temporárias. Além das oportunidades iniciais, a seleção tem como objetivo preencher cadastro de reserva, que será acionado de acordo com a necessidade do município.
As inscrições podem ser feitas no dia 30 de janeiro, na Secretaria de Agricultura, que fica na Avenida Conde D’Eu, s/nº, Centro, das 8 às 13 horas.


O candidato deve preencher corretamente a ficha de inscrição, que deverá está devidamente assinada. Serão aceitas inscrições feitas por meio de procuração pública ou particular com firma outorgada em cartório. O outorgado deverá levar documento com foto para comprovação da identidade.


Captura de caranguejo fica proibida durante o período de 'andada' no ES


1º período de defeso vai de 28 de janeiro e 4 de fevereiro; são 4 no total.

É proibido comercializar até mesmo caranguejos que vêm de fora do estado


Resultado de imagem para mangue de praia grande fundao esO 1º período de defeso para a andada do caranguejo-uçá ocorre entre este sábado (28) e o dia 4 de fevereiro. Serão três períodos, quando estarão proibidos a cata, o transporte, o armazenamento e a comercialização do animal no Espírito Santo, inclusive os que vêm de outros estados.

A proibição é para preservar a reprodução da espécie. Além disso, a medida ajuda a garantir que o número de caranguejos-uçá seja suficiente para os catadores, que dependem da venda regulamentada do animal para garantir a renda familiar.

Os períodos coincidem com as fases de lua cheia e lua nova, quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à captura.

 Períodos de andada:
– 1ª andada: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
– 2ª andada: 27 de fevereiro a 5 de março
– 3ª andada: 28 de março a 3 de abril

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Prefeitura de Fundão emite alerta sobre febre amarela no município



A prefeitura de Fundão emitiu na noite desta terça-feira (24), um alerta sobre a Febre Amarela no município. De acordo com o comunicado,  Fundão entra  para o grupo prioritário de bloqueio da febre amarela. A prefeitura informou que a partir desta quarta-feira (25), iniciará o bloqueio nas áreas rurais do município. Moradores do Parque Municipal do  Goiapaba-Açu encontram três macacos mortos no fim de semana, e podem ter sido vítimas da doença.
Para ter mais informações, basta entrar em contato na Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS., no telefone (27) 3267-2631





Febre Amarela


A doença
É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos de Febre Amarela no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.
Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.
Sintomas
Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.
Depois de identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou.  Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.
Tratamento
Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.
Importante: Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.
Como evitar
A única forma de evitar a Febre Amarela é através da vacinação.
Vacinação
A recomendação para vacinação contra febre amarela é apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.
O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.
Esquema vacinal
Orientação para vacinação contra febre amarela para residentes em área com recomendação da vacina ou viajantes para essa área:
Contraindicações
A vacinação contra febre amarela segue critérios recomendados pelo Programa Nacional de Imunizações. O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício. Pessoas com histórico de reação alérgica a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também devem buscar orientação profissional.
A vacina é contraindicada para:
- Crianças menores de 6 meses de idade;
- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia,radioterapia, imunomoduladores);
- Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
- Pacientes com imunodeficiência primária;
- Pacientes com neoplasia;
- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);
- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);
- A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.
Áreas de recomendação de vacina
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial