Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fale conosco

Anuncie aqui

Ministério Público Estadual ingressa com Ação Civil para melhorias no Pronto Atendimento de Fundão

Os relatórios de fiscalização indicavam problemas relevantes na estrutura e no funcionamento dos serviços de saúde prestados no Pronto Atendimento de Fundão .....

CNBB critica terceirização e reforma da Previdência em nota pública

De acordo com a entidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC), em debate no Congresso, tem reduzido a Previdência a uma questão econômica e “escolhe o caminho da exclusão social”. .. .....

Centrais sindicais convocam greve geral para 28 de abril

Quase sempre divididas, as centrais sindicais resolveram se unir contra as reformas trabalhista e previdenciária e a ampliação das possibilidades de terceirização........

Agência dos Correios é assaltada pela segunda vez em menos de um mês em

A agência permanecerá fechada para realização da perícia e os clientes que precisarem dos serviços,

Polícia Militar alerta para a “andada” do Caranguejo-Uçá

Estará proibida a captura, o comércio e até mesmo o depósito dos crustáceos. O objetivo é a preservação da espécie e sua reprodução., . .....

quinta-feira, 30 de março de 2017

Polícia Militar recupera veículo e detém assaltantes em Ibiraçu


Clique na imagem para amplia-la.Na noite de ontem (29), quarta-feira, policiais militares do 5º BPM detiveram dois assaltantes, sendo um deles de apenas 15 anos, recuperaram o veículo roubado e apreenderam um simulacro de pistola, utilizado na ação ilícita.

Policiais receberam a informação de que havia acabado de ocorrer um roubo de motocicleta no centro de Ibiraçu/ES, executado por dois indivíduos armados que estariam utilizando bonés e camisas listradas. De imediato, foi montado um cerco a fim de localizar os supostos infratores. Minutos depois, indivíduos com as mesmas características dos assaltantes foram avistados às margens da Rodovia BR-101, nas proximidades da Lanchonete Parada Ibiraçu.

Após patrulhamento realizado no local, dois indivíduos, de nome W.D.S.L e C.F.N, foram abordados por policiais, sendo que na cintura de “W” foi encontrado um simulacro de pistola sem marca aparente. Questionados sobre o roubo da motocicleta, disseram que haviam cometido o ilícito e que a veículo estaria escondido em um matagal próximo ao Mosteiro Zen Budista. Os militares foram ao local e encontraram a motocicleta HONDA/CG 125 FAN, placa MT****89, cor PRETA, de propriedade do Sr. C.F.D.N.


Diante dos fatos, os abordados foram conduzidos ao plantão policial de Aracruz, juntamente com o veículo recuperado e o simulacro apreendido.

Prazo de inscrição para os jogos escolares termina nesta sexta-feira (31)


Os Jogos Escolares do Espírito Santo começam em maio, mas, os municípios interessados em participar já devem se preparar. Para garantir a presença de seus atletas, cada município deve confirmar participação enviando email para jees@sesport.es.gov.br até o dia 31 de março. Além disso, é preciso fazer as inscrições das modalidades e categorias que os alunos vão disputar, até o próximo dia 10 de abril, pelo mesmo e-mail. A competição reúne alunos-atletas de escolas públicas e particulares de todo o estado e conta como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O secretário estadual de Esportes e Lazer, Max da Mata, destacou a importância da participação e do cumprimento dos prazos. “A fase regional do Jogos Escolares é importantíssima, pois serve como seletiva para a etapa estadual e revela grandes talentos do esporte capixaba. Os gestores esportivos de cada município devem ficar atentos aos prazos de confirmação e inscrição de modalidades, para assim garantir uma vaga nesta competição. Os Jogos Escolares educam os jovens por meio da prática esportiva, fomenta e reforça a construção do cidadão do amanhã”, afirmou Max.
Jogos Escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo 2017 têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil espírito-santense em torno do esporte.
Os Jogos Escolares visam também fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte e garantindo o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos.

Fla X Flu: clássico carioca promete agitar Kleber Andrade



Torcedores rubro-negros e tricolores vão ter um show de futebol neste fim de semana. Isso porque, neste domingo (02), a partir das 16 horas, o Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, vai receber o primeiro clássico carioca deste ano. O confronto entre os times será válido para a sexta etapa da Taça Rio. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos nos pontos de venda e no site www.meubilhete.com.

Os dois clubes estão na liderança de seus grupos na Taça Rio e a partida no Kleber Andrade deve definir a colocação final dos times no campeonato. O Flamengo já disputou nove partidas no Estado e foi derrotado apenas uma vez, enquanto o Fluminense, jogou quatro vezes sendo derrotado em duas delas. Para o jogo deste domingo estarão a venda mais de 19 mil ingressos.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Max da Mata, receber campeonatos de outros Estados é excelente para o estádio e para o capixaba. “A Taça Rio é um dos maiores campeonatos de futebol do país. Receber um jogo deste torneio só traz benefícios, tanto para o Estado, que é movimentado, quanto para os torcedores, que tem a oportunidade de assistir de perto a um clássico do futebol carioca. Além disso, sediar grandes jogos como esse movimenta a economia local e traz uma opção de lazer diferenciada”, afirmou o secretário.

O torcedor flamenguista e servidor público Casssio Fassarella está na expectativa de ver o time do coração de perto mais uma vez. “É muito bom poder ver o flamengo jogar em terras capixabas. Isso aproxima ainda mais o time dos torcedores aqui do Espírito Santo. Espero que seja um ‘jogaço’, assim como foram os anteriores. Estou ansioso”, comemorou Cássio.

Serviço:

Fluminense x Flamengo
Local: Estádio Kleber Andrade
Data: 02 de abril
Horário: 16 horas
Pontos de venda: Ademar Cunha (Campo Grande, Laranjeiras, Novo México e Muquiçaba), Los Sports (shoppings Boulevard Vila Velha e Moxuara), Soulland (Shopping Mestre Álvaro), Vettor Esportes (Cachoeiro de Itapemirim), Lance Esportes (Castelo), Quiosque Acesso VIP (Shopping Vitória), Libanesa Homem (Praia do Canto), Loja oficial do Flamengo (Shopping Boulevard Vila Velha) e pelo site www.meubilhete.com.



terça-feira, 28 de março de 2017

Polícia Militar alerta para a “andada” do Caranguejo-Uçá


Começa nesta terça-feira (28) o terceiro período de “andada”, no ano de 2017, do Caranguejo-Uçá (Ucides Cordatus), em todo Estado. Estará proibida a captura, o comércio e até mesmo o depósito dos crustáceos. O objetivo é a preservação da espécie e sua reprodução.

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) intensificará a fiscalização e as ações educativas, uma vez que a pesca predatória ameaça a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Quem desobedecer às determinações será responsabilizado por crime ambiental. A pena prevista é a detenção de um a três anos e multa.

A “andada” é o nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, no qual os machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis a pesca predatória.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo, que publicou no Diário Oficial uma portaria com os períodos de defeso para a andada do caranguejo-uçá em 2017, nesses intervalos ficam proibido: A captura do caranguejo-uçá; o confinamento em cativeiro; o transporte; o armazenamento; o beneficiamento e a industrialização e a comercialização.

Durante os períodos da “andada”, não é permitido o estoque, mesmo que o crustáceo seja oriundo de outro Estado ou País. As denúncias devem ser feitas através dos telefones 190, 181 ou 3636-1650.

Andadas 2017 (exceto o município de Anchieta)

3º Período: de 28/03 a 03/04;

No município de Anchieta


3º Período: de 13/03 a 20/03 e 28/03 a 03/04. 

Crise hídrica impulsionou crimes ambientais em 2016


Resultado de imagem para rio santa maria secoAs estatísticas referentes aos crimes e infrações ambientais ocorridas em 2016 foram apresentadas pelo capitão da Polícia Militar Ambiental, Patrício Bernabé Fiorim, na reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, realizada na Assembleia Legislativa (Ales), nesta segunda-feira (27).
 O capitão destacou que entre os crimes mais recorrentes no último ano, estão os de deterioração de recursos hídricos. Só em 2016 foram 1800 crimes registrados, em 2011 esse número chegava a 100.

A maioria dessas ocorrências seria relacionada à captação irregular de água; ao desvio de curso de água sem autorização e ao desmatamento de matas ciliares. “O Batalhão vem atuando no intuito de evitar que esses crimes se transformem em problemas ainda maiores, como alguns casos onde vizinhos chegaram a se agredir para resolver problemas com a captação da água”, explica o capitão.

A estiagem prolongada no Estado fez com que a incidência desses crimes tivesse um aumento drástico. Fiorim explicou que os crimes relacionados a obras de impacto nos recursos hídricos tiveram aumento expressivo nos últimos anos.

A reunião também teve a participação do major Marsuel Botelho Riani e do Capitão Samir Torres Scardini, que argumentaram sobre os desafios a serem enfrentados pela corporação neste ano de 2017. Os militares explicaram que a Polícia Militar Ambiental conta com um efetivo de 215 homens que atualmente atendem cerca de 2000 chamados por ano.

Desafios 
                                 
Um dos principais problemas enfrentado pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental é conseguir atingir uma segurança jurídica que possibilite que o trabalho da equipe possa reforçar as equipes de fiscalização dos órgãos ambientais, dando maior segurança para os fiscais de outros órgãos.

Os policiais entregaram ao presidente do colegiado, Deputado Doutor Rafael Favatto (PEN), uma minuta que explica a necessidade de uma maior segurança jurídica da instituição. O presidente da Comissão agradeceu a presença dos integrantes do Batalhão e reconheceu o mérito das ações desenvolvidas pela instituição em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população capixaba.

Vale

Após a fala dos convidados a comissão ouviu o representante da ONG Juntos SOS Ambiental, Eraylton Moreschi Junior, que questionou e debateu sobre a realização do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), assinado no dia 16 deste mês, com a empresa Vale S.A. e os Ministérios Públicos Federal (MPF/ES) e do Espírito Santo (MPES), a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Foi firmado um pacto para “integrar compensação e recuperação da Praia de Camburi”, em Vitória, em especial da Região Norte.

Entre as medidas compensatórias previstas no TAC está a implantação de um Parque Costeiro, para uso futuro da Região Norte da Praia, e a elaboração de um projeto e implantação da área de lazer Parque Zé da Bola.  E ainda a Vale deverá implantar a proteção física da vegetação de restinga da orla da Praia de Camburi. 

Entretanto o senhor Eraylton Moreschi Junior destacou que a TAC assinada pelas instituições se desvia das diretrizes definidas no relatoria da CPI do Pó Preto. O colegiado prometeu reportar os acontecimentos para a presidência da Casa e para os demais colegas parlamentares.

Análise de Mérito

Duas matérias tiveram a análise de mérito aprovadas durante a reunião desta segunda-feira (27). A primeira, de iniciativa do deputado Amaro Neto (SD), o Projeto de Lei (PL) 88/2016, que estabelece um conjunto de medidas capazes de captar e armazenar águas pluviais com o objetivo de enfretamento alternativo a crise hídrica instalada em todo território capixaba. O outro Projeto de Lei aprovado é de autoria do deputado Sérgio Majeski, o PL 264/2015, trata sobre a política de incentivo de geração de energia limpa no estado do Espírito Santo.

Comissão

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais tem como presidente o deputado Dr. Rafael Favatto (PEN) e Esmael de Almeida (PMDB) como vice. Os membros efetivos são Gildevan Fernandes (PMDB), José Esmeraldo (PMDB) e Gilsinho Lopes (PR). Amaro Neto (SD), Pastor Marcos Mansur (PSDB), Nunes (PT), Doutor Hércules (PMDB) e Sandro Locutor (Pros) são suplentes.


Fonte: Web Ales

Centrais sindicais convocam greve geral para 28 de abril


Quase sempre divididas, as centrais sindicais resolveram se unir contra as reformas trabalhista e previdenciária e a ampliação das possibilidades de terceirização. Em reunião nessa segunda-feira (27), dirigentes de nove entidades decidiram convocar os trabalhadores em todo o país para uma greve geral no dia 28 de abril. O objetivo do ato, segundo eles, é alertar o governo de que a sociedade e a classe trabalhadora não aceitarão as mudanças defendidas pelo presidente Michel Temer como fundamentais para o Brasil superar a crise econômica.
“Em nossa opinião, trata-se do desmonte da Previdência Pública e da retirada dos direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Por isso, conclamamos todos, neste dia, a demonstrarem o seu descontentamento, ajudando a paralisar o Brasil”, dizem as entidades, em nota conjunta. Entre elas, estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, que têm divergências históricas e muitas vezes polarizam o movimento sindical no país.
A terceirização irrestrita, inclusive para atividade-fim da empresa, passou na Câmara semana passada com menos votos do que previa o governo. O Senado ensaia votar outra proposta, menos radical, mas esbarra na resistência do Palácio do Planalto. As reformas da Previdência e tributária ainda são discutidas pelos deputados.
Mas as centrais prometem intensificar a pressão contra o governo já nesta sexta-feira (31), com a convocação do Dia Nacional de Mobilização Rumo à Greve Geral. O movimento é organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo em todo o Brasil. O movimento acusa o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de não cumprir o compromisso assumido no dia 13, segundo os dirigentes, de suspender a votação do projeto da terceirização por 30 dias.
Veja a íntegra da nota assinada pelas centrais:
“Dia 28 de abril: Vamos parar o Brasil
As centrais sindicais conclamam seus sindicatos filiados para, no dia 28, convocar os trabalhadores a paralisarem suas atividades, como alerta ao governo de que a sociedade e a classe trabalhadora não aceitarão as propostas de reformas da Previdência, Trabalhista e o projeto de Terceirização aprovado pela Câmara, que o governo Temer quer impor ao País.
Em nossa opinião, trata-se do desmonte da Previdência Pública e da retirada dos direitos trabalhistas garantidos pela CLT.
Por isso, conclamamos todos, neste dia, a demonstrarem o seu descontentamento, ajudando a paralisar o Brasil.
São Paulo, 27 de março de 2017
Adilson Araújo
Presidente da CTB
Antonio Neto
Presidente da CSB
José Calixto Ramos
Presidente da Nova Central
Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical
Ricardo Patah
Presidente da UGT
Vagner Freitas
Presidente da CUT
Edson Carneiro (Índio)
Secretário Geral Intersindical
Luiz Carlos Prates (Mancha)
Secretaria Nacional da CSP-Conlutas
Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira)
Presidente da CGTB
São Paulo, 27 de março de 2017″
Com informaçoes Congresso em Foco



quinta-feira, 23 de março de 2017

CNBB critica terceirização e reforma da Previdência em nota pública


Foto: Tiago Queiroz/EstadãoApós se reunirem por três dias, os dirigentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) posicionaram-se nesta quinta-feira (23) contra a reforma da Previdência proposta pelo governo federal e a favor da redução do número de autoridades que têm direito ao foro privilegiado. De acordo com a entidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC), em debate no Congresso, tem reduzido a Previdência a uma questão econômica e “escolhe o caminho da exclusão social”.

Em entrevista convocada para comentar o posicionamento da entidade sobre os temas em debate no país, o presidente do órgão, cardeal Sérgio da Rocha, também criticou o projeto que libera a terceirização em todas as atividades das empresas, aprovado ontem (22) pela Câmara dos Deputados. Segundo ele, o “risco de precarização das relações de trabalho” e de “perda de direitos é muito grande”.

Por meio de uma nota pública, a entidade católica manifesta “apreensão” com o debate das mudanças na aposentadoria e pede que as contas da Previdência sejam mais transparentes. “Os números do governo federal que apresentam um déficit previdenciário são diversos dos números apresentados por outras instituições, inclusive ligadas ao próprio governo. Não é possível encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras, desencontradas e contraditórias. É preciso conhecer a real situação da Previdência Social no Brasil. Iniciativas que visem ao conhecimento dessa realidade devem ser valorizadas e adotadas, particularmente pelo Congresso Nacional, com o total envolvimento da sociedade”, dizem os bispos, no comunicado.

Os representantes da entidade se reuniram na última segunda-feira (20) com o presidente Michel Temer e, depois, com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. “Fomos para dialogar. Manifestamos a nossa preocupação com os projetos que tramitam no Congresso, sobre a reforma da Previdência e as matérias que tratam dos direitos indígenas”, afirmou o secretário-geral do CNBB, Leonardo Steiner. As notas públicas foram aprovadas após reunião do Conselho Permanente da CNBB, ocorrida desde a última terça-feira (21) até hoje.

Apesar de convocarem os cristãos a se mobilizarem sobre o tema, os bispos não sugerem uma ação direta nas comunidades. Para o cardeal, atitudes como, por exemplo, divulgar críticas à reforma durante as missas, vão depender de cada padre. “Queremos que esse tema seja debatido de alguma maneira nas nossas comunidades, seja objeto de reflexão e de estudo. Mas nós não entramos em detalhe sobre as iniciativas concretas, que deverão ficar a cargo dos bispos diocesanos e, particularmente, das comunidades”, afirmou o presidente.

De acordo com o comunicado, a CNBB defende que o sistema da Previdência Social continue tendo uma matriz ética que proteja as pessoas da vulnerabilidade social, de valores ético-sociais e solidários. “Na justificativa da PEC 287/2016 [que trata da reforma] não existe nenhuma referência a esses valores, reduzindo a Previdência a uma questão econômica”, diz o texto. A entidade afirma que, na proposta, o problema do déficit é solucionado “excluindo da proteção social os que têm direito a benefícios”.

O governo defende que a reforma da Previdência é necessária em razão do atual déficit do sistema. De acordo com o governo, caso as mudanças não sejam feitas, o país corre o risco de não conseguir pagar o benefício às futuras gerações.

Como alternativa, os representantes da Igreja Católica no Brasil defendem a auditoria da dívida pública, a taxação das rendas de instituições financeiras e a revisão dos incentivos fiscais para exportadores de commodities. Eles pedem ainda que sejam identificados e cobrados os devedores da Previdência.

Foro Privilegiado

Embora na nota pública cobrem um “número restrito de autoridades” com direito ao foro privilegiado, os bispos não quiseram responder a quais cargos se referiam. “Queremos oferecer a nossa contribuição questionando a atual situação do foro privilegiado. Nossa postura é que se restrinja ao máximo, mantendo, é claro, a proteção necessária no conjunto de uma sociedade democrática, e não criando uma espécie de aristocracia privilegiada”, avaliou o presidente da CNBB.

Os dirigentes da entidade justificam que o debate é necessário diante do número crescente de autoridades envolvidas em casos de corrupção. “Calcula-se um universo de 22 mil autoridades que estariam beneficiadas pelo foro privilegiado. Aos olhos da população, esse procedimento jurídico parece garantia de impunidade numa afronta imperdoável ao princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei”, diz o comunicado.


Para o vice-presidente da CNBB, Murilo Krieger, mais uma vez a intenção nesse tema é incentivar a participação da sociedade. “Não vamos dizer nem o número, nem uma lista, porque não caberia a nós. O que a gente percebe é isso: esse número é realmente algo que deixa todo mundo surpreso. É impossível a Justiça, os dois Supremos Tribunais [STJ e STF], darem conta de tudo aquilo que chega a eles”, defendeu.

terça-feira, 14 de março de 2017

Justiça determina que Câmara continue com processo que aprecia contas de Pedroni


O desembargador Walace  Pandolpho Kiffer deferiu na última sexta-feira (10), o pedido da defesa de Anderson Pedroni para  manter decisão da Câmara, que permite a reabertura da defesa de Pedroni na Casa.

Na decisão, o desembargador relatou que em relação da independência entre os poderes, interferi na decisão da Câmara municipal de Fundão, na qual detém a prerrogativa para o controle externo dos atos do Poder Executivo.

No dia 24 de fevereiro a juíza Priscila de Castro Murad, da Vara Única da cidade, determinou a suspensão da decisão tomada pelos vereadores em sessão extraordinária realizada em janeiro na Câmara.
O ex-prefeito teve as contas de 2011 reprovadas em 2015, pela legislatura anterior à atual, o que impossibilitou que ele assumisse este ano a prefeitura, apesar do resultado nas urnas.

Com a aprovação pela atual composição da Câmara, haverá uma nova apreciação de suas contas. Como Pedroni tem maioria entre os vereadores, as contas seriam aprovadas e o candidato barrado teria um trunfo para tentar reverter sua situação, a ser definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

segunda-feira, 13 de março de 2017

Sedu abre inscrições para vagas em cursos de inglês e espanhol


Os alunos do Ensino Médio da estadual que pretendem aprender uma nova língua podem se inscrever, a partir desta terça-feira (14), nos cursos oferecidos pelos Centros Estaduais de Idiomas (CEI). A Secretaria de Estado de Educação (Sedu) vai abrir 100 vagas nos cursos Inglês e Espanhol. As inscrições devem ser feitas nas escolas onde os alunos estudam.

Serão abertas inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes e composição de cadastro de reserva. O processo seletivo é para ingresso em 2017 nos centros localizados em Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
Nos cursos dos Centros Estaduais de Idiomas, as aulas são desenvolvidas nos níveis Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado, conforme o nível do estudante, e ministradas por instituição especializada no ensino da Língua Inglesa e Espanhola, contratada pela Sedu.
Inscrições
As inscrições serão abertas nesta terça-feira (14) e vão até sexta-feira (17). O estudante interessado deve se inscrever na escola estadual onde estuda.
A inscrição deve ser feita pelo estudante por meio do preenchimento de ficha de inscrição própria, disponível na secretaria da escola.
A classificação dos estudantes para o preenchimento do número de vagas será realizada por CEI de interesse do estudante, de acordo com as vagas disponibilizadas.
A relação dos estudantes inscritos com a classificação geral e a convocação para as matrículas será divulgada a partir do dia 27 de março, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br e nas escolas polo.
Quem pode participar?
Podem participar da seleção estudantes que estejam regularmente matriculados na 1ª e ou 2ª série do Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual e que obtiveram aprovação em todas as disciplinas no ano letivo de 2016.
Os estudantes recebidos em transferência de outra rede em 2017 deverão apresentar o histórico escolar, ou a declaração com especificação de notas e de frequência, na secretaria da escola em que estuda atualmente para efeito de verificação dos resultados de desempenho e de assiduidade.
No ato da inscrição, o estudante deverá observar a disponibilidade dos horários do curso, a fim de que não haja conflito com as aulas regulares. O aluno terá o direito de concorrer a apenas uma das bolsas de estudo de língua estrangeira oferecida.
Não poderão participar deste processo seletivo alunos já estudantes do Centro Estadual de Idiomas.
Programa de intercâmbio
Os estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, também tem a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma, por meio do Programa Intercâmbio Sedu.
O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, em que desde o início, 173 estudantes já participaram.

Brasil é quarto país no ranking global de casamento infantil


O Brasil tem o maior número de casos de casamento infantil da América Latina e o quarto no mundoLevantamento recente do Banco Mundial revela que o Brasil tem o maior número de casos de casamento infantil da América Latina e o quarto no mundo. No país, 36% da população feminina se casa antes dos 18 anos. As informações são da ONU News.
O estudo "Fechando a Brecha: Melhorando as Leis de Proteção à Mulher contra a Violência" lembra que a lei do Brasil estipula 18 anos como a idade legal para a união matrimonial e permite a anulação do casamento infantil. O problema é que há muitas brechas na legislação.
Consentimento
Se houver consentimento dos pais, por exemplo, as meninas podem se casar a partir dos 16 anos. A autora do estudo, Paula Tavares, fala sobre outras brechas na lei. “Um dispositivo ainda comum em todo o mundo é a permissão do casamento infantil – e em geral sem limite de idade – se a menina estiver grávida. Esse é o caso do Brasil”.
Segundo ela, o país também não prevê punição para quem permite que uma menina se case fora dos casos previstos em lei, nem para os maridos nesses casos. “Na América Latina, 24 países preveem pena a quem autorize o casamento precoce, mas o Brasil não está entre eles,” observou.
Segundo o documento do Banco Mundial, a cada ano, 15 milhões de meninas em todo o mundo se casam antes dos 18 anos. Em muitas culturas, o casamento precoce muitas vezes é visto como uma solução para a pobreza, por famílias que acreditam que assim terão uma boca a menos para alimentar. No Brasil, os principais motivos incluem gravidez na adolescência e desejo de segurança financeira.
Evasão escolar e renda menor
No entanto, o estudo destaca que o casamento infantil responde por 30% da evasão escolar feminina no ensino secundário a nível mundial e faz com que as meninas estejam sujeitas a ter menor renda quando adultas. Também as coloca em maior risco de sofrer violência doméstica, estupro marital e mortalidade materna e infantil.
Por outro lado, o documento ressalta que eliminar o matrimônio infantil traz ganhos econômicos. Por isso, as recomendações para o Brasil e a América Latina são eliminar as brechas na legislação e adotar punições para a união não prevista em lei.


quarta-feira, 8 de março de 2017

MP Eleitoral tem três dias para se posicionar sobe recurso de Pedroni


A petição do candidato eleito na disputa pela prefeitura de Fundão, Anderson Pedroni (PSD), de suspensão do processo da impugnação de sua candidatura, foi publicada no Diário da Justiça desta quarta-feira (8). O processo está no gabinete do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  Luiz Fux e a partir da publicação, o Ministério Público Eleitoral tem três dias para se manifestar.

O despacho de Fux é de 16 de fevereiro e afirma que “os Recorrentes protocolizaram petição de fls. 1.567-1.718, a fim de comunicar fato superveniente consistente em ato da Câmara Municipal de Fundão/ES (Ato da Presidência n° 001/2017 de fls. 1.717), que, em 26/1/2017, anulou ato administrativo que determinou a abertura de prazo para defesa de Anderson Pedroni no processo de julgamento das contas referentes ao exercício interino do cargo de Prefeito no ano de 2011, e, via de consequência, anulou os demais atos subsequentes, inclusive a decisão de rejeição das contas, restabelecendo prazo para manifestação do candidato”, diz.

A defesa de Pedroni alegou que como o ato da Câmara, que gerou sua impugnação foi anulado, não há razão para o processo. Com isso, o candidato poderia tomar posse à frente da prefeitura. Se a impugnação for mantida, a cidade deverá ter nova eleição.

A decisão de Fux aconteceu antes do episódio do último dia 22 de fevereiro que levou o candidato eleito e vereadores do município a serem presos. A Polícia Civil teria encontrado indícios de que houve compra de votos para a anulação da sessão que rejeitou as contas de Pedroni em 2011, tornando-o inelegível.

A sessão aconteceu no dia 26 de janeiro passado e a proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara. Como a ação partiu da Polícia Civil e não do Ministério Público Eleitoral (MPE), uma coisa não deve influenciar na outra, a menos que o MPE encampe essa denúncia e leve até a corte eleitoral.

Na época, o deputado Enivaldo dos Anjos, secretário-geral do PSD classificou a prisão como perseguição política. Pedroni conquistou cerca de 80% dos votos do município. Enquanto a Justiça Eleitoral não define a situação, o município está sendo comandado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Eleazar Ferreira (PCdoB).

Com informações do  Século Diário

segunda-feira, 6 de março de 2017

Motorista perde o controle e caminhão invade casa em Praia Grande


A imagem pode conter: casa e atividades ao ar livreO condutor do caminhão perdeu o controle da direção e colidiu em muro de uma casa e invadiu outra, na tarde desta segunda-feira (06), no bairro Direção, em Praia Grande. De acordo com testemunhas,  o caminhão atingiu um veiculo que estava na garagem de uma das casas.
 O caminhão ficou com cabine destruída. Uma equipe do Samu foi ao local atender  o motorista, único que se feriu no acidente.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre
Fotos: Severiano dos Santos
A imagem pode conter: casa, céu e atividades ao ar livre
Fotos:Severiano dos Santos

A imagem pode conter: casa, céu, árvore e atividades ao ar livre A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Estilo sertanejo e muita diversão com a Mega FM de Fundão


Muita diversão com a participação dos ouvintes é o que promete a Rádio Mega FM, 98,5, em Fundão.  Inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (06), a emissora se dedicará ao público que gosta de ouvir música sertaneja, 24 horas no ar.

Pedido de música, sorteios, brincadeiras, mensagens e o registo dos aniversariantes do dia estão na atração matinal da rádio.  A locutora Claudiane Martins, comanda a programação de 8 horas ao meio dia.

A rádio estava no ar de forma experimental há duas semanas, fazendo testes nos equipamentos e elaborando o conteúdo. Agora já ativa, a emissora quer  interagir com os  ouvintes durante a programação pelo Whatsapp 27 998706867.


Para o cantor do estilo sertanejo raiz Gabriel, que faz dupla com Mineirinho, uma rádio é sempre importante independente do estilo musical que ela priorize, pois é um meio rápido de acesso a informação, e apesar da música sertaneja atual ser bastante vazia de conteúdo cultural quando se usa o termo sertanejo se abre um grande leque de estilos. Acredito que a Mega FM, além de prestar  serviços ao município na área social, ela também vai ser de grande importância para área cultural, conclui Gabriel.

Em 2016, as músicas sertanejas dominaram o cenário nas rádios, sendo as  músicas mais executadas Brasil a fora. Seu polícia", de Zé Neto e Cristiano, foi a música mais tocada nas rádios em 2016, segundo dados da consultoria Crowley.  Foram 70.615 execuções do sucesso sertanejoEm segundo, ficou “Infiel”, de Marilia Mendonça, com 67.924 execuções.


Mais informações acesse a página da Mega FM no Facebook .

sexta-feira, 3 de março de 2017

MPF-ES cobra plano de vacinação contra febre amarela do Estado e 20 municípios



Dezoito mortes já foram confirmadas para febre amarela, segundo a Sesa (Foto: Divulgação/ Sesa)O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) expediu recomendação à Secretaria estadual da Saúde (Sesa) e mais 20 municípios para que elaborem um plano de atendimento da população que deseja receber a vacina contra a febre amarela. O plano deverá ser elaborado no prazo de cinco dias, estabelecendo critérios de atendimento, de acordo com as situações prioritárias e endêmicas, sendo obrigatória sua ampla publicidade e transparência. Até o momento, mais de um milhão de pessoas já foram imunizadas contra a doença no Estado. Já foram confirmadas 18 mortes e outras 17 seguem sob investiigação.

A medida, de acordo com a procuradora da República, Elisandra Oliveira de Olímpio, que assina a recomendação, visa a garantir a universalização do acesso à saúde. “O que temos visto é que muitas pessoas estão dormindo nas filas em busca de senhas para se vacinar, já que há uma limitação diária de doses disponibilizadas. Portanto, existe a necessidade de se regularizar o processo de imunização e de agilizar sua realização, prevenindo, assim, a propagação da doença no Estado”, ressalta a procuradora.

Desde o início de 2017, o Espírito Santo recebeu 2,6 milhões de doses da vacina contra a febre amarela, com previsão de disponibilização de mais um milhão de doses extras para imunização. No entanto, de acordo com a recomendação, existem informações contraditórias acerca da possibilidade de se atender a 100% da população capixaba. A Sesa afirma que a cobertura vacinal já chega a 73,64% da população alvo.

Além da Secretaria estadual, foram enviadas recomendações para os municípios de Vitória, Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Domingos Martins, Guarapari, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha, Fundão e Serra. Todos têm cinco dias para elaborar o plano e até 30 dias para enviar informações quanto ao atendimento da recomendação, acompanhadas de documentos comprobatórios do cumprimento das providências.

Balanço

A Sesa divulgou no final da tarde desta sexta-feira (3) o balanço atualizado dos casos de febre amarela no Estado. Foram recebidas 229 notificações de suspeita de febre amarelam, sendo que apenas 30 já foram descartadas.

Do total de casos confirmados, 78 foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que 18 casos evoluíram para óbito – Muniz Freire (03), Ibatiba (02), Colatina (02), Irupi (02), Itarana (02), Laranja da Terra (01), Pancas (01), São Roque do Canaã (01), Afonso Cláudio (01), Brejetuba (01), Conceição do Castelo (01) e Aracruz (01). Os municípios com maior número de casos confirmados foram Ibatiba (17) e Colatina (14).

Atualmente, três pessoas seguem internadas pela doença – uma em estado grave. Existem outros 95 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes, de acordo com a Secretaria.

Foram registradas mortes de macacos em 52 municípios, dos quais 21 municípios tiveram amostras confirmadas para febre amarela:  Afonso Cláudio, Cariacica, Castelo,  Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Ibatiba, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Pancas, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vitória.  

Com informações do Século Diário

Ministério da Saúde anuncia ampliação de público alvo para seis vacinas


Brasília - Crianças e adolescentes são vacinados no Centro de Saúde n 8, no bairro Asa Sul, durante o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre neste sábado em todo o Brasil (Marcelo Camargo/AgêO Ministério da Saúde anunciou hoje (3) a ampliação do público-alvo para seis doses que integram o Calendário Nacional de Vacinação - tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A.
As mudanças, segundo a pasta, têm como objetivo aumentar a proteção de crianças, garantindo elevada cobertura vacinal, além de ampliar a imunidade de adolescentes e diminuir a circulação de doenças na população.
"Não adianta a vacina estar disponível no posto de saúde. É necessário que pelo menos 95% das crianças do município recebam a dose", destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.
Entre os adultos, a meta é manter a eliminação do sarampo e da rubéola e diminuir o número de casos de caxumba e coqueluche.
Confira como fica a aplicação das seis vacinas após as alterações:
- Hepatite A: passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos. Antes, a idade máxima era 2 anos. A vacina, segundo o ministério, é considerada altamente eficaz, com taxas de soroconversão de 94% a 100%.
- tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela): este ano, para crianças, há ampliação da oferta da dose, que passa a ser administrada de 15 meses até 4 anos. Antes, a aplicação era feita entre 15 meses e menores de 2 anos. A recomendação é uma primeira dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses e uma segunda dose a tetra viral aos 15 meses.
- HPV: a partir de 2017, será ofertada também para meninos. Desde 2014, a dose é oferecida a meninas de 9 a 13 anos. No próximo ano, público alvo vai incluir ainda meninas de 14 anos. Este ano, além dos meninos, a vacina será oferecida a homens que vivem com HIV e aids entre 9 e 26 anos e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos.
- meningocócica C: passa a ser disponibilizada para adolescentes de 12 e 13 anos. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. O esquema vacinal será de um reforço ou uma dose única, conforme situação vacinal.
- dTpa adulto (difteria, tétano e coqueluche): passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana. As mulheres que perderam a oportunidade de se vacinar durante a gravidez devem receber a dose durante o puerpério (até 40 dias após o parto). A medida busca garantir que os bebês já nasçam protegidos contra a coqueluche por conta de anticorpos transferidos pela mãe ao feto frente a gestação.
- tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): este ano, será introduzida a segunda dose da vacina para a população de 20 a 29 anos. Anteriormente, a segunda dose era aplicada apenas em pessoas com até 19 anos. A mudança leva em consideração surtos de caxumba registrados nos últimos anos no país, sobretudo entre adolescentes e adultos jovens. As duas doses passam a ser indicadas para pessoas de 12 meses a 29 anos. Para adultos de 30 a 49 anos, permanece a indicação de apenas uma dose.
Calendário
Atualmente, são ofertadas gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS) 19 vacinas recomendaras pela Organização Mundial da Saúde. Por ano, são disponibilizadas na rede pública cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos que combatem mais de 20 doenças.
De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a previsão de investimentos na área, em 2017, é da ordem de R$ 3,9 bilhões. "Com este calendário ampliado, além de incluir novas doses, estamos permitindo que elas sejam tomadas em um período maior. O objetivo é que um maior percentual da população esteja imunizada", disse.
Segundo ele, as alterações só foram possíveis em razão de uma economia de R$ 66,5 milhões obtida a partir da negociação de três vacinas: hepatite B, HPV e dTpa. Barros disse ainda que a eficiência de gestão também garantiu a compra de 11,5 milhões de doses extras da vacina contra a febre amarela.

Agência Brasil

Pesquisa fará levantamentos sobre as causas da febre amarela silvestre no ES


Uma pesquisa, com início neste mês de março, vai levantar os aspectos ecológicos do surto de febre amarela silvestre no Espírito Santo. O trabalho terá duração de um ano e vai ser realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Há, ainda, a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O investimento na pesquisa, que será repassado pela Seama/Iema, é de R$ 182.270,00.

O evento para assinatura do convênio foi realizado na manhã desta sexta-feira (03), na reitoria da Ufes, e contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Aladim Cerqueira, do secretário de Estado da Saúde (Sesa), Ricardo de Oliveira), do diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, do reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, e do professor de Ciências Biológicas da Ufes, Sérgio Lucena.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Aladim Cerqueira, este projeto pretende reunir um conjunto de informações que possa ser tratado e analisado de forma adequada, visando contribuir para o conhecimento dos processos biológicos e ambientais que favorecem ou até mesmo condicionam o surgimento do surto de febre amarela.

“Considerando que o evento está em curso na região de Mata Atlântica do Espírito Santo, a intenção é aproveitar a oportunidade para coletar o máximo de informações possíveis enquanto o surto não declina, já que esses eventos tendem a ser rápidos, durando semanas ou poucos meses. A pesquisa, portanto, envolve a coleta de informações sobre os primatas e mosquitos durante o período do surto, o processamento genético das amostras e a modelagem e análises dos resultados”, salientou o secretário.

O secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou a importância da pesquisa. “Esta parceria é muito importante para toda a população do Estado. Este estudo vai ajudar, pois vamos poder acompanhar a epizootia com muito mais eficiência do que fazemos hoje. Nós vamos participar fornecendo todas as informações que a Secretaria coletou e está coletando, não só de mortes de macacos. Também vamos disponibilizar a infraestrutura do Laboratório Central, que vai fazer a articulação com os laboratórios nacionais do Ministério da Saúde, porque alguns exames laboratoriais não são feitos aqui. A nossa participação será bem ativa, porque nos interessa muito em relação à proteção da saúde da população do Estado. Na segunda parte do projeto, vamos organizar o acompanhamento do monitoramento e também o estudo efetivo da contaminação do mosquito, visto que precisamos saber se este surto vai embora ou vai permanecer aqui no Estado”, disse Oliveira.

A coordenação da pesquisa está a cargo do professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes, Sérgio Lucena. Ele tem graduação em Ciências Biológicas pela Ufes, mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília e doutorado também em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Sérgio Lucena explica que no passado ocorreram surtos de febre amarela urbana no país, transmitidos pelo Aedes aegypti, mas essa forma foi erradicada, na década de 1940, por meio de vacinação, de obras de saneamento urbano e do controle do vetor. “Todos os casos humanos registrados no Brasil têm a sua origem no ciclo silvestre, ou seja, na área de mata. O mosquito infectado pica o ser humano, desenvolvendo a virose. A morte de macacos em reservas naturais e fragmentos florestais, tanto em Minas Gerais quanto no Espírito Santo, vem ocorrendo em grande escala. Apesar das mortes atingirem principalmente os barbados, temos confirmação de morte de outras espécies, como os suas (Callicebus), saguis (Callithix), macacos-pregos (Sapajus) e evidências de que o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), espécie criticamente em perigo de extinção, também pode estar sendo afetada”.

O pesquisador deixa claro que o objetivo principal é investigar aspectos biológicos e ambientais relacionados à febre amarela silvestre, que está atingindo a Mata Atlântica de diversos municípios do Espírito Santo, com especial atenção à dispersão da doença na paisagem e sua relação com a morte de primatas e infecção de mosquitos.

Objetivos

Os objetivos específicos da pesquisa são:

- Identificar localidades em que primatas estão morrendo, supostamente, pelo vírus da febre amarela;

- Coletar amostras de vísceras e carcaças de animais mortos com vistas à obtenção de material biológico para teste de febre amarela, estudo de DNA, estudo taxonômico e biogeográfico;

- Monitorar as mortes de primatas nas unidades de conservação e nos seus entornos;

- Coletar mosquitos transmissores do vírus e enviar ao Instituto Evandro Chagas para identificação e testes virais;

- Implementar um sistema de informações geográficas e uma base de dados sobre o avanço da morte de primatas;

- Testar, por modelagem, as hipóteses sobre o surgimento e dispersão da virose no território capixaba;

- Investigar a presença do vírus e outros patógenos de interesse em sangue de primatas capturados vivos;

- Propor medidas preventivas e ações de conservação visando à recuperação das populações de primatas afetadas pelo surto;


- Contribuir para a difusão de informações que esclareçam à população sobre a natureza desses eventos e a importância da preservação dos primatas.
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial