Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fale conosco

Anuncie aqui

Ministério Público Estadual ingressa com Ação Civil para melhorias no Pronto Atendimento de Fundão

Os relatórios de fiscalização indicavam problemas relevantes na estrutura e no funcionamento dos serviços de saúde prestados no Pronto Atendimento de Fundão .....

CNBB critica terceirização e reforma da Previdência em nota pública

De acordo com a entidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC), em debate no Congresso, tem reduzido a Previdência a uma questão econômica e “escolhe o caminho da exclusão social”. .. .....

Centrais sindicais convocam greve geral para 28 de abril

Quase sempre divididas, as centrais sindicais resolveram se unir contra as reformas trabalhista e previdenciária e a ampliação das possibilidades de terceirização........

Agência dos Correios é assaltada pela segunda vez em menos de um mês em

A agência permanecerá fechada para realização da perícia e os clientes que precisarem dos serviços,

Polícia Militar alerta para a “andada” do Caranguejo-Uçá

Estará proibida a captura, o comércio e até mesmo o depósito dos crustáceos. O objetivo é a preservação da espécie e sua reprodução., . .....

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Ex-prefeito de Fundão, ES, tem nova derrota na Justiça


Três dias após ser preso por suspeita de oferecer propina a vereadores – mas solto no dia seguinte – o ex-prefeito de Fundão, na Grande Vitória, e candidato mais votado nas últimas eleições, Anderson Pedroni (PSD), voltou a sofrer mais uma derrota nesta sexta-feira (24).

A juíza Priscila de Castro Murad, da Vara Única da cidade, determinou a suspensão da decisão tomada pelos vereadores em sessão extraordinária realizada em janeiro na Câmara, que permite a reabertura da defesa de Pedroni na Casa.

O ex-prefeito teve as contas de 2011 reprovadas em 2015, pela legislatura anterior à atual, o que impossibilitou que ele assumisse este ano a prefeitura, apesar do resultado nas urnas.
O ato, que possivelmente lhe beneficiaria, foi aprovado pela atual composição da Câmara e levaria a uma nova apreciação de suas contas. Como Pedroni tem maioria entre os vereadores, as contas seriam aprovadas e o candidato barrado teria um trunfo para tentar reverter sua situação, a ser definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 “Não se pode aceitar que, em caráter excepcional, logo após as eleições e o início de uma nova gestão, com uma suposta base aliada favorável, que a Câmara se reúna para anular ato emanado da legislatura anterior, em pleito que se encontra atualmente aguardando decisão de Tribunal Superior”, disse a juíza no texto da decisão.

Divergência

A ação, que é de caráter popular, foi movida pelo presidente do PSC e ex-vereador Ailson de Abreu Ramos, partido que é da base aliada do segundo colocado nas eleições em Fundão, José Adriano Ramos Rangel (PMN).
“O regimento só permite ser convocada sessão extraordinária para projetos relevantes a cidade, não pessoal”, disse.
Já Anderson Pedroni não foi localizado, mas o advogado dele, Felipe Osório, disse que vai recorrer. “Não pode haver interferência do Judiciário no Legislativo”, ressaltou.
Já a presidente interina da Câmara de Fundão, Ângela Maria Coutinho (PV), disse que a Casa cumprirá a decisão imediatamente, mas vai recorrer. O presidente da Câmara, Eleazar Ferreira (PCdoB), aliado de Pedroni, é quem está à frente da prefeitura.


Com informações do Portal G1 ES

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Bancos ficarão fechados na segunda e na terça de carnaval


As agências bancárias ficarão fechadas na segunda (27) e na terça-feira (28) devido ao carnaval. Na quarta-feira (1º), os bancos abrirão ao meio-dia.

Os caixas eletrônicos funcionam normalmente e podem ser usados pela população para saques, depósitos e pagamento de contas. Os pagamentos também podem ser agendados pelos canais de atendimento, internet banking e caixas eletrônicos.


Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que vencerem nos dias 27 ou 28 poderão ser pagas sem juros ou multas na quarta-feira (1º). Já em caso de cobranças de tributos estaduais e municipais, a Febraban recomenda que o pagamento seja antecipado.

Manutenção dos carros pode evitar problemas durante viagem no carnaval


Pequenos cuidados antes de viajar podem evitar transtornos ao longo do trajeto. Para garantir a chegada ao destino com segurança e aproveitar as festas de Carnaval, é fundamental ficar atento à revisão do veículo e adotar posturas responsáveis no trânsito, para o bem comum.

É importante verificar itens como palhetas do para-brisa, luzes das lanternas, pneus, desembaçadores traseiro e dianteiro e a bateria do veículo. Para os motociclistas, é importante checar a viseira. Independentemente do percurso e do tempo de viagem, é preciso usar sempre o cinto de segurança.

Se a viagem for de longa duração, é bom que se divida com alguém o tempo de condução do veículo. Também é muito importante se hidratar e, caso o cansaço bater, parar em algum local seguro.

Reforço na Fiscalização

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) também reforçará a fiscalização em veículos que realizam transporte intermunicipal de passageiros, principalmente nas vias litorâneas. Para realizar esse tipo de atividade, de acordo com a finalidade específica da mesma, um tipo de autorização é exigida. No caso do transporte de turistas, as mais comuns são as do tipo “locadora”, “fretamento e/ou turismo” e “regulares”.

No site do DER-ES, na seção Transporte Coletivo > Formulários Diversos, é possível consultar as classificações e os documentos necessários para os transportes. Nas abordagens, os fiscais verificam se há, por exemplo, um excesso de passageiros nos coletivos e também as condições de segurança e higiene dos veículos. Se um condutor for flagrado realizando transporte coletivo intermunicipal sem autorização, recebe multa de R$ 2.200.

Linhas de ônibus Intermunicipais


Para quem utilizará o transporte intermunicipal, os horários de linhas de ônibus e as empresas que as operam estão disponíveis no site do DER-ES (www.der.es.gov.br), na seção Transporte Coletivo > Quadro de Horários.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Sindicato repudia declaração de deputado do PSD sobre ação da polícia civil, em Fundão



Resultado de imagem para enivaldo dos anjos
Foto:Divulgação
Depois das declarações feitas pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), na sessão da Assembleia Legislativa  realizada na última terça-feira (21),  o Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol/ES) emitiu nesta quinta-feira (23), uma nota de repudio contra a fala do parlamentar.
Na nota, o sindicato afirma que o policial também é um cidadão e que a manifestação política livre é um preceito constitucional garantido a todos os brasileiros, por tanto, é inválida a queixa do parlamentar. De acordo com o Sindipol, a instituição policial civil ao longo de todos os anos de história sempre prestou um serviço de qualidade e acima de tudo com muita dignidade na salvaguarda da sociedade espiritossantense. Nesta senda, não será aceito nenhum discurso que venha a denigrir a imagem de tão honrada instituição.
O deputado disse que a Polícia Civil estaria a serviço de grupos políticos e interferindo na moral dos cidadãos. Enivaldo afirmou que vai entrar com uma representação contra as ações da polícia e acusou a instituição de usar o “guardião” para fazer escutas telefônicas sem autorização da Justiça.
Leia a nota do Sindipol
“O Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol/ES) vem a público repudiar veementemente o discurso do Deputado Estadual Enivaldo dos Anjos. Em sessão realizada na Assembleia Legislativa (Ales), o parlamentar disse que a Polícia Civil estaria a serviço de grupos políticos e interferindo na moral dos cidadãos.
O caso ocorreu em virtude da ação do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) que resultou na prisão do ex – prefeito de Fundão, Anderson Pedroni. O Deputado abusou de palavras levianas e disse que a polícia civil está sendo manipulada por políticos.
O parlamentar afirmou ainda que a polícia civil usa de algumas gravações para ameaçar pessoas e influenciar no processo eleitoral. Enivaldo disse que vai representar judicialmente contra a instituição.
Durante o discurso, o Deputado Estadual afirmou indiretamente que um policial civil da região estaria espalhando conversas contra o ex – prefeito e seria um dos responsáveis por essa ação. No entanto, toda operação foi realizada sob os preceitos legais de justiça.
O Sindipol/ES salienta ainda, que, antes de servidor público o policial também é um cidadão e que a manifestação política livre é um preceito constitucional garantido a todos os brasileiros, por tanto, é inválida a queixa do parlamentar.
Assim sendo, o Sindicato repudia esse maldoso discurso de um profissional que deveria defender os interesses da sociedade e não promover conflitos, haja vista, que, a instituição policial civil ao longo de todos os anos de história sempre prestou um serviço de qualidade e acima de tudo com muita dignidade na salvaguarda da sociedade espiritossantense. Nesta senda, não será aceito nenhum discurso que venha a denigrir a imagem de tão honrada instituição.

Mesmo diante das adversidades enfrentadas pela categoria policial civil no Estado, os policiais civis seguem com toda honra e coragem agindo sempre pautados no estrito cumprimento do dever legal”.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Justiça determina libertação de Anderson Pedroni


A justiça determinou a libertação do ex-prefeito de Fundão, Anderson Pedroni (PSD), que foi preso nesta terça-feira (21), sob suspeita de pagamento de propina a vereadores do município.
A decisão da revogação da prisão temporária foi do juiz Felipe Rocha Silveira, da vara de Fundão.

A investigação estaria relacionada a suposto pagamento de propina oferecido pelo ex-prefeito Anderson Pedroni (PSD) para que os parlamentares aprovassem projeto que poderia ser usado para liberar o caminho para que ele assuma a prefeitura.
A ideia da matéria, apresentada por um correligionário do ex-prefeito, é dar mais prazo para que ele se defenda, o que, na prática, levaria a uma nova votação sobre as contas. Se a rejeição for afastada, será um trunfo na briga na Justiça para o mais votado tomar posse, este ano, como prefeito.

Pedroni foi o candidato mais votado em 2016, mas acabou barrado pela Justiça Eleitoral porque teve as contas de 2011 rejeitadas. Ele diz ter sido prejudicado por um julgamento político.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Policiais civis apreendem quase 500 buchas de maconha em Fundão


A Delegacia de Polícia (DP) de Fundão realizou uma operação nesta terça-feira (21), no bairro Santo Antônio, e apreendeu 493 buchas de maconha, 245 pedras de crack, 22 papelotes de cocaína e uma espingarda calibre 12. O material estava com V.C.P., de 20 anos.

Segundo o responsável pela operação, delegado Fabiano Alves Azevedo de Melo, V.C.P. é suspeito de pertencer a uma organização criminosa que estava controlando o tráfico de drogas nos bairros Agrin Correia da Vitória, Campestre II e Santo Antônio. “Ele também é investigado nesta Delegacia por ser suspeito de uma tentativa de homicídio ocorrida durante o último fim de semana, em virtude da disputa pelo controle dos pontos de venda de drogas”, contou.

O delegado informou, também, que nos últimos dois meses 11 pessoas que pertenciam a essa organização criminosa foram detidas, entre elas quatro adolescentes. “Também foi apreendida uma grande quantidade de drogas, de diversos tipos, além de uma arma”, afirmou.


O suspeito foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz, onde está à disposição da Justiça.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
Vanildo Cardoso Predoso,

Temer cede a ameaça de deputados e cancela importação de café para evitar rebelião


O presidente Michel Temer foi obrigado a cancelar a importação de 1 milhão de sacas de café tipo conilon, entre fevereiro e maio deste ano, depois que deputados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rondônia que compõem sua base de apoio ameaçaram votar contra propostas de interesse do governo. Cada saca tem 60 kg de café. Esses estados estão entre os que mais produzem o grão no país.

A importação do produto foi decidida há uma semana pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) com o apoio do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que é senador licenciado e um dos principais líderes da base ruralista. Um grupo de deputados de vários partidos esteve na noite de terça-feira (21) no Palácio do Planalto e pressionou Temer a cancelar a decisão tomada pelo colegiado a pedido de Blairo.

Os deputados ameaçaram Temer e disseram que votariam contra as reformas da Previdência e trabalhista, em tramitação na Câmara. “O Blairo Maggi decidiu a importação sem necessidade, acreditando em relatórios imprecisos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)”, disse o deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES).

A Cegex tinha reduzido o imposto de importação cobrado sobre a importação do café conilon de 10% para 2% para negócios fechados fechadas até maio, o que derrubaria os preços e prejudicaria os produtores dos Estados produtores. O comitê alegou que estava faltando o produto para a indústria.


Com informações do Congresso em Foco

Deputado diz que vai fazer representação contra polícia



O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) usou seu tempo durante a Fase das Comunicações para criticar a operação da Polícia Civil que culminou com a prisão do prefeito eleito de Fundão, Anderson Pedroni, seu colega de partido. Para o parlamentar, a polícia foi usada como braço político por opositores de Pedroni. “Ele teve 80% dos votos, mas existem mãos cabeludas dentro da Polícia Civil tentando ultrajar as pessoas, desrespeitando e interferindo no processo eleitoral”, disse.

A acusação da Polícia Civil teria como motivo um suposto pagamento de propina do atual prefeito a vereadores para que eles aprovassem uma proposição este ano que abriria prazo extraordinário para que ele se defendesse da rejeição das contas do período em que assumiu a prefeitura interinamente em 2011. Essa matéria poderia permitir que ele assumisse a administração municipal, pois, apesar de eleito, Pedroni foi impedido de assumir a prefeitura pela Justiça Eleitoral.

Enivaldo afirmou que vai entrar com uma representação contra as ações da polícia e acusou a instituição de usar o “guardião” para fazer escutas telefônicas sem autorização da Justiça.

“Ele é usado por elementos para tentar pressionar as pessoas e influir no processo eleitoral. A Assembleia tem culpa nisso, pois não conseguimos votar ainda uma auditoria desse guardião para saber quem está gravando quem”, ponderou, referindo-se ao Projeto de Lei 229/2015, de sua autoria, que prevê uma auditoria no sistema junto com outras instituições.

Escutas ilegais

Outro parlamentar a se manifestar sobre o tema foi Theodorico Ferraço (DEM). Ele lembrou que Sandro Locutor (Pros) havia denunciado à Mesa, na época presidida por ele, a existência de escutas ilegais, inclusive contra deputados. “Começamos a trabalhar sobre isso. A gente precisa saber se as gravações são todas autorizadas pela Justiça”, afirmou.
José Esmeraldo (PMDB) também se pronunciou contra as escutas ilegais. O deputado falou que iria apoiar o projeto de Enivaldo que prevê a realização de auditorias no Guardião. “Vou fiscalizar esse projeto aqui. (...) É inadmissível que sem autorização da Justiça eles gravem nossa fala”, disparou.

Enivaldo ainda informou que o projeto estava na Comissão de Cidadania com o deputado Nunes (PT). O parlamentar, então, pediu a palavra para dizer que o projeto chegou ao colegiado no dia 12 de dezembro, mas que, por causa do período de recesso na Casa e do processo eleitoral das comissões, a proposição ainda não havia sido analisada. “Assim que retornar a comissão iremos fazer o projeto caminhar”, prometeu.

Fonte: Web Ales




terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Operação do Nuroc investiga suposto pagamento de propina de Anderson Pedroni a vereadores de Fundão


O candidato mais bem votado na eleição a prefeito de Fundão, Anderson Pedroni (PSD) -  que por decisão da Justiça ainda não havia assumido o mandato - viu sua situação se complicar nesta terça-feira (21).  Pedroni e os vereadores do município foram para na delegacia. Uma operação do Núcleo de Repressões às Organizações Criminosas (Nuroc) da Polícia Civil apura pagamento de propina em uma manobra ocorrida no município para anular a rejeição de contas de Pedroni, que teve sua candidatura invalidada pela Justiça Eleitoral.

Alegando que a investigação está sob sigilo, os delgados do Nuroc não quiseram fornecer informações sobre a operacão. Explicaram que somente a Secretaria de Segurança poderia se pronunciar. Mas durante a sessão da Assembleia desta terça a deputada Janete de Sá abriu o jogo. A deputada, que é presidente estadual do PMN, partido que elegeu o segundo colocado na disputa, Adriano Ramos, falou sobre a operação. Segundo a deputada, o Nuroc teve acesso a interceptações telefônicas em que Pedroni teria oferecido propina aos vereadores para anulação de uma sessão de 2011, que rejeitou as contas do então prefeito interino Anderson Pedroni.

Naquele ano, Pedroni, então presidente da Câmara de Vereadores, havia assumido a prefeitura por oito meses, por causa do afastamento do prefeito Marcos Moraes (PDT). No último dia 26, a Câmara realizou uma sessão extraordinária para apreciação do parecer da Comissão de Justiça e Redação, referente ao Requerimento de Nulidade de Ato Administrativo que rejeitou as contas do ex-prefeito, protocolado pelo presidente do Diretório Municipal do PSD,  Rosoildo Pereira.

O pedido foi aprovado sem problemas e foi usada para tentar resolver a impugnação na Justiça Eleitoral. Pedroni recorria ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a impugnação de sua candidatura. O caso está pronto para despacho no gabinete do ministro Luiz Fux.

A certeza da vitória era tanta que antes mesmo da sessão, no dia 25, o candidato ingressou com uma petição no Tribunal Superior Eleitoral pedindo a nulidade do processo. O pedido foi protocolado no dia 26, mas a petição é do dia anterior.

Na cidade, as informações que circulavam nesta terça eram de que todos os vereadores do município foram prestar esclarecimentos na delegacia e que Pedroni teve a prisão provisória decretada. Além dos políticos de Fundão, também estariam envolvidos empresários e lideranças políticas da Serra. 
Em sua fala na Assembleia, quase um desabafo, a deputada Janete de Sá se disse preocupada com o conteúdo das gravações telefônicas feitas pela polícia durante as investigações. Dando a entender que teve acesso ao conteúdo, a deputada advertiu que o escândalo em Fundão poderia chegar à Assembleia
Com informaçoes do Século Diário

Operação da Policia mira políticos de Fundão


A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, carro e atividades ao ar livre
O Núcleo de Repressões às Organizações Criminosas (Nuroc) realizou uma operação em Fundão na manhã desta terça-feira (21).  De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)  o processo corre em segredo de justiça, mas foi apurado que um dos alvos é a prefeitura de Fundão.

Todos os 11 vereadores de Fundão prestaram depoimento à Polícia Civil, nesta terça-feira (21), confirmou a presidente interina da Câmara, Ângela Coutinha (PV). Ex-vereadores também foram alvo da operação.
Policiais do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) e da Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decap) estiveram na cidade. Os depoimentos foram colhidos em Vitória.
A investigação estaria relacionada a suposto pagamento de propina oferecido pelo ex-prefeito Anderson Pedroni (PSD) para que os parlamentares aprovassem projeto que poderia ser usado para liberar o caminho para que ele assuma a prefeitura.
A ideia da matéria, apresentada por um correligionário do ex-prefeito, é dar mais prazo para que ele se defenda, o que, na prática, levaria a uma nova votação sobre as contas. Se a rejeição for afastada, será um trunfo na briga na Justiça para o mais votado tomar posse, este ano, como prefeito.
Pedroni foi o candidato mais votado em 2016, mas acabou barrado pela Justiça Eleitoral porque teve as contas de 2011 rejeitadas. Ele diz ter sido prejudicado por um julgamento político.
A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
Em cinco de janeiro, a vereadora Ângela Coutinha foi intimada a depor na Decap. Na época, ela informou que precisou esclarecer justamente a sessão extraordinária convocada para votação do projeto pró-Anderson Pedroni.
A Polícia Civil não deu nenhuma informação sobre o caso, alegando que a investigação tramita em sigilo. Pedroni não atendeu às ligações. O advogado dele também não.






sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Prefeituras do Norte do ES processadas por não controlar frequência de médicos


Resultado de imagem para mpf es
Foto:Site de Linhares
O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), por meio da Procuradoria da República no Município de Linhares, ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, contra as prefeituras de Linhares, João Neiva, Ibiraçu, Sooretama e Rio Bananal para que as administrações adotem medidas de melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados ao moradores desses municípios.

Todas as prefeituras já haviam recebido recomendações do MPF indicando a adoção de medidas como o controle biométrico da frequência dos profissionaisde saúde, em especial médicos e odontólogos. Apesar disso, as administrações não acataram as providências ou não as cumpriram na íntegra, sendo necessário o ajuizamento das ações.

Pedidos. Nas ações contra os municípios de Linhares, João Neiva, Ibiraçu e Rio Bananal, o MPF/ES pede, com tutela provisória de urgência, que, em um prazo de 30 dias, seja garantido a todos os usuários do Sistema SUS não atendidos o fornecimento de certidão ou documento equivalente, em que conste o nome do usuário, unidade de saúde, data, hora e motivo da recusa do atendimento de saúde solicitado.
Também é requerida a inserção dos dados de todas as compras de insumos desses municípios no Banco de Preços da Saúde, disponível no portal do Ministério da Saúde; e que seja implementado, de maneira efetiva, o controle biométrico da frequência dos profissionais de saúde dos municípios, em especial médicos e odontólogos.
O MPF/ES pede que seja aplicada multa de R$ 1 mil por dia, por cada ponto não cumprido, a cada município, caso as medidas não sejam determinadas pela Justiça e não atendidas no prazo de 30 dias.
Sooretama. Já na ação contra o município de Sooretama, o pedido é para que o município, além de implantar em caráter permanente e regular o ponto biométrico para profissionais que atuam na área, em 30 dias, também instale em local visível, em todas as unidades de saúde, o nome dos médicos e odontólogos em exercício no local, sua especialidade e o horário de início e de término da jornada de trabalho de cada um deles. O quadro deverá informar o registro de frequência dos profissionais para que possa ser consultado por qualquer cidadão e os horários e local de atendimento dos médicos e odontólogos também deverá estar disponível na Internet.
Nesse caso, o MPF/ES também pede, em caráter liminar, que o município seja multado em R$ 1 mil por dia de não cumprimento da implantação do ponto dentro do prazo de 30 dias.
Transparência. As recomendações feitas pelo MPF e não atendidas totalmente pelos municípios tiveram por objetivo, além de promover a transparência da informação, permitir que os gestores públicos se mobilizassem para a solução de problemas que nada têm a ver com os recursos destinados à saúde, mas sim com a gestão do serviço.
Sobre a recomendação referente ao fornecimento de certidões para o usuário que não foi atendido pelo SUS, são observadas vantagens como a ausência de custo para o ente público; possibilidade de que o cidadão instrua eventuais ações judiciais requerendo aquela prestação com a certidão; possibilidade de que a administração, pelo controle das certidões expedidas, detecte falhas na gestão do serviço.
Em relação ao ponto referente à regularização da alimentação da base de dados Banco de Preços em Saúde, além do seu descumprimento configurar violação do direito dos cidadãos à informação, também significa o descumprimento de normativas do Ministério da Saúde que, além de determinar o lançamento das informações no BPS, preveem a suspensão de recursos financeiros no caso desse descumprimento.
Quanto ao controle de horário de trabalho de profissionais de saúde diz a ação: “É necessário que haja uma padronização na aferição da frequência de todos os servidores da área da saúde, bem como da adoção de meio eficiente para tal (ponto eletrônico). Ora, é notório o descontentamento da população pelo serviço de saúde prestado pelo SUS, sendo as principais queixas referentes ao longo tempo de espera para o agendamento de consultas, à curta duração das consultas - que às vezes não chegam a cinco minutos - e à ausência de médicos nas emergências”.
“É corriqueiro que médicos ou odontólogos não tenham o serviço público como atividade exclusiva. Muitas vezes eles também exercem atividades privadas e até em mais de um local. Isso tem colocado em risco o cumprimento integral de sua carga horária no serviço público”, detalha a ação do MPF.
Os números das ações para consulta no site da Justiça Federal (www.jfes.jus.br) são: 0003274-07.2017.4.02.5004 (Linhares), 0003300-05.2017.4.02.5004 (Rio Bananal), 0003293-13.2017.4.02.5004 (Sooretama), 0003290-58.2017.4.02.5004 (João Neiva) e 0003305-27.2017.4.02.5004 (Ibiraçu).

Com informações do ESHoje

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

"Dia D" contra a febre amarela neste sábado (18), em Fundão


Resultado de imagem para febre amarela prefeitura de vitoriaPara quem ainda não se vacinou contra a febre amarela terá um dia especifico para se imunizar. A Secretaria de Saúde de Fundão promove neste sábado (18) o “Dia D” da vacinação cautelar contra a doença.  A vacinação acontece em três localidades do município, na sede, Timbui e Praia Grande.
A vacinação será realizada nas unidades de saúde de cada localidade das 8h às 16 horas. A vacinação ficou paralisada na semana passada, por conta da crise na segurança pública capixaba.
Não devem tomar a vacina: grávidas, crianças com menos de seis meses, alérgicos a ovos e pessoas que vivem em áreas sem registro do vírus. Consultar um médico antes de se vacinar: pessoas com mais de 60 anos.
Sintomas da febre amarela: febre alta, pele e olho amarelos (o vírus lesiona o fígado) e hemorragia. Não pode pode tomar remédios a base de ácido acetilsalicílico.
Febre Amarela
A doença
É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos de Febre Amarela no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.
Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.
Sintomas
Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.
Depois de identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou.  Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.
Tratamento
Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.
Importante: Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.
Como evitar
A única forma de evitar a Febre Amarela é através da vacinação.
Vacinação
A recomendação para vacinação contra febre amarela é apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.
O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.


Contraindicações
A vacinação contra febre amarela segue critérios recomendados pelo Programa Nacional de Imunizações. O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício. Pessoas com histórico de reação alérgica a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também devem buscar orientação profissional.
A vacina é contraindicada para:
- Crianças menores de 6 meses de idade;
- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia,radioterapia, imunomoduladores);
- Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
- Pacientes com imunodeficiência primária;
- Pacientes com neoplasia;
- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);
- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);
- A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.


Governo Temer autoriza importação de café e pode prejudicar produtores capixabas


Resultado de imagem para café do vietnãO Governo Federal autorizou no final da tarde desta quarta-feira (15), a importação de café conilon pelo Brasil. Serão importados um milhão de sacas, entre fevereiro e maio, com limite de 250 mil sacas por mês.

Para o secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, os produtores capixabas já enfrentam sérias dificuldades em decorrência da pior seca dos últimos oitenta anos que atinge o Estado e que, nos últimos três anos, agravou os impactos sobre a produção e acarretou queda significativa nos resultados. "O Governo do Espírito Santo é contra a importação. A seca fez com que o custo aumentasse e a produção caísse", disse.

O Espírito Santo é o maior produtor de Conilon do País. A atividade cafeeira capixaba é responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola do Estado e gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos.


Dados da equipe técnica da Secretaria Estadual de Agricultura apontam que a importação do robusta vai afetar diretamente os produtores, que tiveram o custo da produção aumentado por conta da seca. A safra deste ano deverá fechar em 5,3 milhões de sacas contra 7,7 milhões em 2015.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Mesa Diretora quer mudar horário das sessões da Câmara de Fundão


A imagem pode conter: 6 pessoas
Foto:Grupo de Acompanhamento Legislativo de Fundão
O projeto de Resolução nº 02/2017, protocolado pela Mesa Diretora da Câmara nesta segunda-feira (13), visa alterar o dia e horário de realização das duas sessões ordinárias mensais do Poder Legislativo municipal. Com a mudança as sessões passariam a ocorrer na primeira e terceira quarta feira de cada mês, sempre a partir das 16 horas. Atualmente, as sessões ocorrem quinzenalmente as segundas, com início às 19 horas.

O projeto não está sendo bem recebido pela população. Eles acreditam que a mudança de período resultará em uma participação menor do público nas sessões e reclamam da medida. Nas redes sociais o descontentamento também é grande e  já há diversas manifestações contrarias a mudança.  As reclamações que  mais se repetem, também é sobre a possibilidade de dificultar a presença da população nas sessões. Outra questão que está gerando polêmica é a falta de justificativa da mudança dos dias e horários.

Veja os trechos das manifestações na rede social Facebook




 


Nesta quarta-feira (15), a Câmara realiza sessão ordinária às 19 horas.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Policiais civis apreendem 250 pedras de crack em Fundão


Resultado de imagem para pedra de crack 250
Imagem ilustrativa
A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão apreendeu, nessa segunda-feira (13), 250 pedras de crack, 20 buchas de maconha, cinco papelotes de cocaína e cerca de R$ 800, no bairro Santo Antônio. O material foi apreendido com C.T.M., de 18 anos, R.S.M., de 20 anos, e L.N.S., de 23 anos. Os três são suspeitos de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.



O responsável pela operação, delegado Fabiano Alves Azevedo de Melo, informou que os policiais descobriram uma organização criminosa formada por criminosos de Fundão e de Cariacica, e que estava controlando o tráfico de drogas nos bairros Agrin Correia da Vitória, Campestre II e Santo Antônio.

  
“Nos últimos dois meses, nós conseguimos prender quatro pessoas e apreender quatro adolescentes que pertencem a essa organização criminosa. Com eles também foram apreendidos grande quantidade de drogas de diversos tipos e uma arma que era utilizada pelo grupo para se impor perante outros traficantes e moradores dos bairros”, afirmou o delegado.

  
Fabiano Alves Azevedo de Melo informou ainda que contra L.N.S. já existia um mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas, em razão das investigações conduzidas nesta delegacia.
  

Os suspeitos foram encaminhados para Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz, onde aguardam a disposição da Justiça.
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial