Sessão solene da deputada Janete de Sá foi promovida para valorizar artistas locais e que adotaram estado como casa
Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (28) a Assembleia Legislativa (Ales) reconheceu o trabalho dos músicos capixabas ou que adotaram o Espírito Santo como casa. O evento, em alusão ao Dia do Músico (22 de novembro), foi embalado por apresentações de diversos estilos, reconhecendo o talento e dedicação de pessoas que levam a atividade muitas vezes como um desafio
![]() |
A dupla Mineirinho e Gabriel representam Fundão |
![]() |
Cantor Léo Lima recebendo a homenagem da Deputada Estadual Janete de Sá |
![]() |
O cantor Gino Rios foi outro que recebeu a homenagem |
Confira mais fotos da sessão solene
A proponente da solenidade, Janete de Sá (PMN), revelou que a música brasileira deve ser reconhecida, mas ponderou: “É muito importante também em cada estado estar se valorizando as pessoas que ali fazem todo esse movimento de criação, de interpretação, dos mais diversos estilos da música do Espírito Santo”.
Enquanto parlamentar, Janete disse que pode contribuir para a criação de políticas públicas para favorecer a classe artística, especialmente os músicos, sobretudo na viabilização de patrocínio. Segundo ela, essas medidas contribuem para o fortalecimento do povo capixaba e a cultura local.
Uma lei de incentivo à cultura estadual foi uma cobrança feita pelo maestro Leonardo David, que falou em nome dos homenageados. Ele destacou que ser músico é uma dádiva, mas dificuldades do dia a dia fazem com que a atividade se torne uma missão. “Muitos ainda perguntam para a gente: ‘você é músico? Mas você trabalha com quê?’”, revelou.
Aos colegas, o maestro ressaltou a importância da valorização e da qualificação da classe. “Muitas pessoas confundem um talento com o estudo sério da música, um estudo superior e qualificação do que é ser músico”, alertou.
Já o presidente da Associação Capixaba dos Músicos Profissionais, Jorge Egbert, agradeceu o reconhecimento feito pela sessão solene e disse que a entidade, entidade em funcionamento há 12 anos, está à disposição dos músicos.
Apresentações
Ao longo da sessão, diversas apresentações musicais animaram os convidados, incluindo a cantora Tatiani Celeste dos Santos, da Polícia Militar (PM), a Orquestra Camerata do Sesi, a Banda Júnior da PM, a cantora mirim Laura Porto, o Coral Canto Serenata, além da Banda Aço Doce e o dueto formado entre Laion e Alemão do Forró, que encerrou o evento.
Os certificados foram entregues pela deputada em nome dos seguintes homenageados:
- Alam
Binder
- Alemão
do Forró (Werner Niero)
- Banda
Aço Doce (Marcos e Rogério)
- Banda
Municipal de Ibiraçu
- Banda
Municipal de Itaguaçu
- Cesar
MC
- Eden
Schwambach Júnior
- Elem
Nara
- Gino
Rios (Egino Gomes Rios da Silva)
- Jorge
Egbert Weytingh
- Keuli Hoffmann Berger (Pommer Mekas)
- Laion
(André Luiz da Silva)
- Laura
Porto
- Leandro
Bellumat
- Léo
Lima
- Luciene
Pratti Chagas (Coral Canto Serenata)
- Luiza
Helena dos Santos Falcão
- Maestro
Benedito Corrêa da Silva
- Maestro
Inarley Carletti
- Maestro
João Paulo Rigo Barros
- Maestro
Leonardo David
- Maestro
Max Carvalho
- Mariana
Araújo da Costa
- Mineirinho
e Gabriel
- Orquestra
Camerata (Sesi-ES)
- Rodrigo
Leal
- Samba
pras Moças
- Selmo
Márcio Cattabriga
- Tatiani
Celeste dos Santos (Banda da PM)
- Tunico
da Vila
0 comentários:
Postar um comentário